Monday, October 05, 2009

O Que é Planejar?

Faço uma reflexão sobre o artigo "Planejamento: Em busca de Caminhos", de Maria Bernadette Castro Rodrigues. Desejo entender e esclarecer a importância do planejamento. A autora faz duas citações apropriadas, do livro "Planejamento sim e não", de Francisco Witaker Ferreira, 1985, 6ª edição.
"Fazer planos é coisa provavelmente conhecida do homem desde que ele se descobriu com capacidade de pensar antes de agir" (p.27) e "Uma ação planejada é uma ação não improvisada: Uma ação improvisada é uma ação não planejada" (p. 15). Pensar antes de agir é planejar. Estabelecer prioridades e segui-las. Em todos os aspectos de nossas vidas fazemos planos, planejamos nosso futuro, planejamos nossos gastos (e quando não seguimos o planejamento podemos fracassar), planejamos a vinda de nossos filhos (ou deveríamos), a construção de uma casa, em fim, tudo para ser bem feito tem de haver planejamento, e deve ser anotado, pois nossas lembranças ás vezes nos pregam peças fazendo-nos esquecê-las. E porque em nossa profissão também não possa ser assim? Devemos sim planejar e anotar. Primeiramente conhecer nossos alunos e em cima disso estabelecer prioridades para construir nosso planejamento. Nossos alunos são o ponto central do nosso planejamento, este planejamento deve ser construído a cada ano. Nossos alunos são diferentes e o que foi bom para uma turma não necessariamente será para outra. Tenho exemplos disso, os alunos nunca são iguais, as turmas não tem a mesma vitalidade. Eu nunca consegui fazer as mesmas atividades com sucesso com turmas diferentes. Nos quatro anos que estou lecionando, tenho desenvolvido um planejamento diferente para cada turma. Se trouxermos para sala, uma aula improvisada ou não planejada, que decidimos na hora e que não tem ligação com os assuntos tratados, os alunos sentem e acontece a indisciplina. Concluo que uma das causas geradoras da indisciplina seja aulas não planejadas.
Eu tenho que saber o que e para quem ensinar, por isso preciso conhecer meus alunos.
Se eu quero que meu aluno seja um cidadão, meu planejamento tem que ser em cima disso, o que ele precisa saber para se construir um cidadão e o professor através de seu planejamento será um mediador desta construção.

No comments: