Sunday, October 18, 2009

EJA

Sei que na teoria não se aprende muito e sim na prática. Mas tenho recebido informações valiosas quanto a alfabetização de jovens e adultos.
O texto "Alfabetização de adultos: ainda um desafio", de Regina Hara, trás muitas informações sobre o trabalho de alfabetização, e até podemos usar para os pequenos. Nunca alfabetizei, tenho vontade de ter este desafio, mas tenho medo. Este trabalho não é fácil e o texto mostra isso. As ideias que o texto trás só podem ser usados no aluno que tenha o perfil. Temos que encontrar o perfil de nossos alunos, o que sabem, quanto e como sabem. As sugestões do texto servem para ampliar, nosso foco de visão e saber explorar novas técnicas. Este texto também me fez entender sobre os termos da construção da escrita, que eu nunca entendia:
- A escrita pré silábica - Utiliza uma quantidade mínima de letra, não repetir a mesma letra, não correspondem letras e sons. Ex: Ouno (coelho)
- A escrita silábica - Utiliza uma letra para cada segmento da palavra. Ex: S O (sapo)
- A escrita silábico alfabética - Visualiza que apenas uma letra não é suficiente para representar o segmento sonoro da palavra. Mas convive com as duas hipóteses. Às vezes basta uma letra, às vezes duas. Ex: Mu o (mundo)
- A escrita alfabética - Utiliza a representação de cada sílaba com duas letras. Ex: Qomesa (começa)
Agora quando ouvir colegas que trabalhem com alfabetização conversar sobre o progresso de seus alunos, vou entender melhor.

No comments: