Thursday, October 08, 2009

Currículo Integrado

O texto "Organização e planejamento do ensino: globalização, interdisciplinaridade e integração curricular", trás uma citação do parecer 853/71, de Feldens: "Tanto mais imaturos sejam eles, quanto mais em blocos lhes surge o mundo das coisas, dos fatos e das ideias".
Realmente o cenário educacional, faz com que o indivíduo veja o mundo em categorias, nada está ligado entre si, cada conhecimento é adquirido separadamente. Com a interdisciplinaridade essa alienação é dissipada e o indivíduo vê o mundo que o cerca como um todo. Tudo esta relacionado, todas as coisas se encaixam como um quebra cabeças. Mas então porque a interdisciplinaridade nunca foi amplamente incentivada? Porque somos facilmente manipulados quando não entendemos o todo. Somos conduzidos como gado quando não aprendemos a ter opinião, a questionar e indagar a forma de vida que nos induzem a aceitar como correta. Somos descaracterizados de nós mesmos por não ter a noção exata de tudo que nos cerca. Acabamos aceitando ser parte do que poderíamos ser e saber. Estamos desconectados... E muitos de nós estão tão emaranhados nesta desconstrução que já não conseguem mais pensar interdisciplinarmente. Por isso nossa reconstrução é lenta ou até inexistente. Acho que não se trata mais de "acomodação" e sim de condicionamento. A nossa geração foi criada para nos calar, mas mesmo assim alguns de nós conseguiram mudar, em parte, o cenário político. Conseguiram criar seus filhos com mais autonomia de ideias. Mas muitos se mantêm calados, esperando a vida passar e as coisas melhorarem. Não sabem eles que nós é quem faremos as mudanças. Nós é que construiremos (ou desconstruiremos) cidadãos. Nós é que temos a chance de acabar com a alienação. Construindo um mundo muito mais concreto no indivíduo. Está em nossas mãos esta mudança.

No comments: