Sunday, November 30, 2008

Transformações da Convivência

"Todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer". (Maturana e Varela, 2002,pág. 31).

Fizemos um estudo sobre as Transformações da Convivência segundo Maturana, de Luciane M. Corte Real. "Seu interesse se orienta para a compreensão do ser vivo e do funcionamento do sistema nervoso, e também para a extensão dessa compreensão ao âmbito social humano. Prega a biologia do amor e do conhecer. Sustenta que a linguagem se fundamenta nas emoções e é a base para a convivência humana" (pág.1).
Em seu livro "A árvore do conhecimento", onde a idéia central é que vivemos no mundo e por isso fazemos parte dele e que construimos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas e nessa caminhada, ele nos constrói. Ao longo dessa caminhada nós construimos ou desconstruimos e somos completamente responsáveis por isso. Mas para haver essa construção, ou desconstrução,é necessário haver uma interação ou seja, necessitamos nos relacionar com outros indivíduos.
Ele diz: "(...) a realidade que vivemos depende do caminho explicativo que adotamos, e este depende do domínio emocional no qual nos encontramos no momento da explicação" (pág.2).
Na pág. 4 ele fala: "Quando, numa conversação, muda a emoção, muda também o fluxo das coordenadas de coordenadas comportamentais consensuais e vice-versa. O entrelaçamento do linguajar com o emocionar se estabelece na convivência, adquirindo uma estabilidade que gera consensualidades. Podemos observar redes de conversação que configuram relações hierárquicas baseadas no medo. Outras, que configuram relações mais heterárquicas baseadas no amor. Se levarmos isso ao cotidiano das relações entre educadores e educados, também podemos verificar que tais emoções condicionam posições frente à aprendizagem, facilitando-a ou dificultando-a. As diferentes emoções possibilitam e/ou interditam domínios de ações ou tipos de comportamento."
Na pág. 5 ele diz que "a emoção auxilia o raciocínio em questões que envolvam risco e conflitos. Conclui que a variedade de reações emocionais é responsáveis por mudanças profundas na paisagem do corpo e do cérebro." Também através do brincar a criança constroi o seu emocional.
O amor é mesmo a biologia da vida, nossas experiências nos transformam e nós transformamos o mundo. Pessoas com infância difícil poderiam ser cruéis, como tantas no mundo. Mas algumas escolhem amar. E é esse amor sem restrições, incondicional, que nós pais, e porque não professores temos que desenvolver, para permitir que nossos filhos criem asas. É difícil? Sim! É muito difícil. Estou passando por isso, meus filhos criaram asas, é dolorido mas temos que permitir. Isso aconteceu conosco, também temos nossas asas. Mas a dor e o amor andam juntos, eles fazem parte das nossas experiências e das nossas transformações. Temos que permitir que nossos filhos construam seu caminho, faça as transformações, neles e no mundo. E para isso precisamos amar, porque só o amor permite deixarmos a pessoa amada livre para crescer e se desenvolver.
O amor que o professor pode e deve desenvolver por seus alunos, e ao dizer seus digo por toda sua classe, deve ser um amor que não inclua medo e não induza a conflitos. O professor tem que conduzir seus alunos por caminhos serenos, para que possam ter um equilíbrio nesta construção diária e permanente.

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