Sunday, November 30, 2008

Conflitos na Escola

Percebo que na escola sempre haverá conflitos. Quer seja com pais/professores, alunos/professores, equipe diretiva/professores e professores/professores. Mas também existem os conflitos internos, do próprio professor, como a valorização profissional, aderindo ou não a greve. Os conflitos são situações que muitas vezes não podemos ou não sabemos como evitar. Ultimamente procuro evitar os conflitos, deixo a "poeira baixar" e depois tento conversar. Sempre estamos em situações de conflito. Quando pequenas acabamos nos conflitando com alguém, um amigo, irmão, colega, familiar. Mas o bom da criança é que não guardam rancor e logo "voltam às boas". Os adolescentes são um pouco mais complicados, mas também não guardam rancor e em seguida estão numa boa. Estou falando de jovens equilibrados. Mas, já o adulto é muito problemático e difícil de ser entendido, aliás, ele mesmo não se entende, porque já trás uma carga negativa de situações conflitantes mal resolvidas do passado, talvez até situações que não foram criadas por eles. Na verdade o adulto é muito rancoroso e vingativo. Não gosto de falar das pessoas, nem imaginar que alguém queira propositalmente prejudicar alguém sem razão alguma. Como temos que relatar em nosso portfólio de encerramento do semestre, sobre conflitos na escola, existe uma professora que quer me prejudicar desde meu primeiro momento na escola, mas eu procuro não brigar, mas busco a verdade. Uma coisa que não admito é que sujem o meu nome. Como nunca aceito as provocações e busco as verdades das mentiras que ela distorce, ela veio a minha sala gritar com um aluno meu, eu então pedi que ela me contasse reservadamente o que havia acontecido e depois eu falaria com ele. Como ela não queria agredir o aluno e sim a mim, ela começou a me xingar na frente da turma. Eu pedi para ela parar, pois esse não era o exemplo que deveríamos dar a nossos alunos. Pude então mostra e relembrar a eles o tema que estamos trabalhando nesse ano que é: "A paz está dentro de mim". Pude mostrar com meu exemplo como manter e fazer a paz.

No comments: