Friday, November 28, 2008

O Valor do Exemplo

É raro, mas não é a primeira vez que meus alunos, jovens, pré-adolescentes discutem entre si. E quem é o responsável? Quem não esta ensinando? Adivinhem!? Adivinharam? Isso mesmo! O professor! Hoje isso ocorreu mais uma vez. A tia de uma menina veio a escola e disse: O que você está fazendo para que isso não ocorra? Você não está ensinando nada para os alunos? Eles não têm respeito e educação. Falei para ela que as crianças passam apenas 4hs comigo por dia, enquanto ficam 20hs com algum familiar e mais dois dias inteiros da semana com familiares. Então quem educa e ensina são eles, por mais que eu ensine, fale e debata, o exemplo maior é deixado pelos familiares ou alguém de seu convívio. Por fim, a tia viu que a menina não era a vítima. Quis justificar sua atitude por que a menina está passando por problemas difíceis em casa. Falei que eles tem que ensinar a meninba a conciliar seus problemas com sua vida e não pode sair ofendendo as pessoas porque está se sentido ferida. Ela disse que ensina a menina a não ter certas atitudes mas que deixava para mim essa tarefa. Eu disse que por mais que eu fale,é pouco tempo de convívio, e quem tem que realmente conversar, relembrar, explicar e dar um exemplo são os familiares. Eu trabalho muitos valores. Enquanto eu falo que não se briga por N motivos, alguns pais em casa dizem que não se devem levar desaforo para casa, fica difícil o professor ser responsabilizado se os familiares não cooperam e dão os piores exemplos que se possa esperar.

No comments: