Monday, November 24, 2008

Projeto Padagógico em ação

Fazer o PA (Projeto Padagógico em Ação), foi muito instrutivo.O projeto visava pegarmos um tema e, em grupo, fazermos uma pesquisa profunda,identificando nossas dúvidas e ir esclarecendo ao longo da pesquisa.A princípio foi difícil,queríamos o tema que respondesse a pergunta: "Porque nos sentimos atraidos por algumas pessoas e outras não?" O grupo se dividiu,alguns diziam se tratar de empatia, outros de afinidade.A maioria ganhou e começamos a pesquisar empatia, verificamos que realmente não era o que queríamos. Seria então simpatia ou afinidade? Resolvemos pesquisar então afinidade. Era isso que queríamos, descobrir porque umas têm e outras não, afinidade por determinada pessoa.Descobri que afinidade é algo que vem do interior,é uma forma de opinar,pensar e sentir muito parecido, muito próximo do outro.A afinidade gera uma grande amizade,e a certeza de que nunca estaremos sós,pois em qualquer momento de nossas vidas em que nos encontrarmos é como se nunca tivessemos nos separados, não há barreiras, não há distâncias.É muito difícil entender e explicar afinidade,é algo que se sente, se tem ou não. Mas esse projeto, visa trabalharmos com nossos alunos.Acho muito difícil trabalhar em grupo com meus alunos,eles quase não trabalharam com os professores anteriores e só querem fazer cópias. Sei que um trabalho de pesquisa não é isso, temos que ler, entender e escrever o que aprendemos. Para eles isso é muito difícil,mas já estou consciente de que no próximo semestre teremos que trabalhar com pesquisa com nossos alunos, e para isso, para ir aprendendo e me adaptando a esse tipo de pesquisa mais profunda, abri um link para minhas dúvidas.Sei também que esse tipo de pesquisa é o que teremos que fazer para a nossa monografia. Meu wiki para ir me aperfeiçoando nas pesquisas.

No comments: