Sunday, October 17, 2010

4° Semestre - Seminário Integrador

O SI começa com uma reflexão sobre o livro: ‘Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa, de Paulo Freire’. Freire nos adverte sobre a ética, disse que devemos ensinar nossos alunos a discordar das ideias, mas não falar mal da pessoa em questão. Não ser autoritário e que a importância do papel do educador é ensinar a pensar certo. Isto é muito difícil, porque o professor tem que se desligar de suas antigas formas de trabalhar e se reinventar, a reflexão deve passar a ser parte integrante de sua prática e motivá-lo a mudanças diárias.

A segunda atividade do SI foi uma ‘análise do portfólio final e da apresentação’. Relato que melhorei minha produção escrita e estou usando um vocabulário mais rico, estou superando meus bloqueios, me apropriei das técnicas estabelecidas pelos professores, superei minhas dificuldades com as tecnologias. Afirmo estar mais confiante, criativa e aprendendo a lidar melhor com os alunos.

Desenvolvemos um Plano Individual de Estudos (PIE), neste resolvi aprender a utilizar as ferramentas do blog. Nas postagens, relembro do grande progresso que obtive ao desenvolver esta atividade. Aprendi a utilizar novas ferramentas do blog, inová-lo e torná-lo mais atraente.

O SI também nos mostrou que não devemos responder a todas as perguntas dos alunos e sim mostrar-lhes como ir buscar as respostas.

O SI sempre esteve presente para nos auxiliar a reinventar nossa prática, ao melhorar nossa visão e conduta.

Neste semestre fiz mais postagens evidenciando minhas conquistas quanto ao PIE. Com esta atividade aprendi realmente a navegar sem medos.

1 comment:

mauranunes.com said...

Oi Ma Lucia! Quantas aprendizagens! Evolução no blog, na produção escrita, nas ‘técnicas’ aprendidas (tecnologia), enfim! Aprender, ainda, a instigar o aluno a buscar conhecimento, informações é ensiná-lo a pescar, não é mesmo! Isso tudo, como bem colocaste no início de tua postagem, exige uma transformação do professor ‘antigo’, e uma abertura para o ‘novo’. Estás no caminho, isso aí! Bjs,Maura – tutora do SI