Sunday, October 17, 2010

Revendo o 2° Semestre

No 2° Semestre, percebo que minhas dificuldades quanto à utilização das ferramentas tornaram-se mais difícil. Com isso entreguei muitas das atividades atrasadas. Além das leituras das interdisciplinas, também havia as leituras e tutoriais para a correta utilização das ferramentas que nos ajudariam em cada atividade. Como não possuía uma visão correta da utilização adequada da internet e suas ferramentas, se tornou mais difícil completar as atividades.

Algo de que senti falta, nestas postagens, foram mais referências sobre as atividades, principalmente o Seminário Integrador (SI). Fiquei pensando, como consegui realizar o Portfólio sem as evidências. Percebo que eu mesma tornei meu trabalho mais difícil não seguindo os comandos adequados. Reli uma palestra que assisti com o prof°. Rubem Alves. Nela relato que estou sozinha, na escola, a fazer uma educação diferenciada. Esta história dos colegas não aceitarem meus métodos de trabalho, mais dinâmico, já vem de longe.

Na interdisciplina Fundamentos da educação, postei alguma coisa referente às atividades. Mas, na verdade não tive, nem tenho experiência com alfabetização. A princípio parece que aprendemos, mas só iremos saber com certeza quando utilizarmos essas experiências. Mas vale o conhecimento para recordá-lo mais tarde.

Na interdisciplina de Psicologia assistimos ao filme “Freud, além da alma”. Que nos leva a desvendar pontos obscuros de nossa alma, e também nos conscientizarmos que podemos agregar pontos positivos ou negativos na vida de nossos alunos. Devemos ter muito cuidado com o que falamos e como agimos com eles.

A psicologia nos ajuda a tentar entender nossos alunos, ao decifrarmos os problemas que estes trazem e seu ambiente familiar.

1 comment:

mauranunes.com said...

Boas observações Ma Lucia! Percebes a importância de referenciar os trabalhos, de apresentar evidências e de poder experenciar as aprendizagens teoricas, dando sentido às mesmas. Isso é muito importante para teu trabalho e demonstra teu crescimento. Bjs, Maura - tutora do SI