Friday, May 21, 2010

Refletindo sobre a reprovação, percebo sua ineficácia. A proposta da reprovação é o aluno se fortalecer, mas sabemos que isso não acontece. Os meus alunos mais fracos são os que já reprovaram alguma vez.

Em 2007 reprovei um aluno muito fraco, com esta ideia de se fortalecer. Mas ao falar com a professora, esta disse que não iria perder tempo com ele. Arrependi-me amargamente. Em 2009 ele voltou para mim mais fraco. Trabalhei com ele.

Como professores de séries iniciais, temos que ajudar nossos alunos a preencherem as lacunas que vão ficando abertas a cada ano. Por isso o professor precisa ser dedicado, para poder acrescentar em seus alunos o que ficou faltando do ano anterior.

Percebo em meus atuais alunos uma grande defasagem na escrita, exemplo disso é uma aluna que ao escrever ‘ficou tranquilo’, ela escreveu ‘fco tokilo’. Fiquei muito preocupada e comecei a trabalhar mais intensamente a leitura, a oralidade e a concentração.

Comecei a fazer o saber ouvir (que já fiz em anos anteriores), conto histórias e eles têm que prestar atenção para depois um contar. Também estamos trabalhando muita leitura. Desta forma espero ajudar meus alunos a visualizar corretamente as palavras e começarem a escrever de forma adequada.

1 comment:

Beatriz said...

Malu, as interdisciplinas do curso te ajudaram para planejamentos em que esses desafios são contemplados? Tb acho, como tu, que a avaliação tem que servir para sinalizar as necessidades dos alunos e a eficiência das estratégias dos trabalhos feitos. Assim, temos possibilidade de fazer um atendmento bem personalizado.
Um abração
Bea