Monday, October 15, 2007

Mudanças

Filme Doze Homens e uma Sentença, do diretor Sidney Lumet, original 1957.

O filme conta a história de 12 jurados que tem que dar um veredito unânime, acusando ou inocentando um jovem de 18 anos acusado de esfaquear, e matar o próprio pai. Onze deles acreditam que seja culpado, enquanto que um ficou com dúvidas. No início muitos deles estavam levando na brincadeira, tinham pressa de sair dali para assistir a um jogo, outros estavam totalmente desinteressados pela vida do garoto, já haviam dado a sentença de morte: culpado. O jurado que votou inocente, começou a rever as provas e argumentá-las. Com a argumentação mais consistente eles começaram a ficar mais sérios, ouve discussões calorosas. Começaram a buscar nos mínimos detalhes contestar as provas, inserir as coisas que parecem, a princípio sem importância. Questionaram as testemunhas. Começaram a contar suas próprias histórias de vida e para muitos foi um momento para refletir. Conflitos internos, para alguns, que fizeram pensar que culpando o rapaz estariam resolvendo seus próprios problemas. A cada nova abordagem das provas, um a um foram revendo seu voto, e no final apenas um ainda votava culpado, quando este percebeu que estava na verdade acusando seu próprio filho de erros do passado, inocentou o rapaz. Mas porque este filme tem a ver com nosso curso? Ou melhor, com o Seminário Integrador? Agora acredito que muito. Este filme me fez reavaliar minha conduta frente ao trabalho final do semestre o “Portfólio de Aprendizagem”. Para a realização plena deste trabalho temos que buscar nos mínimos detalhes das nossas conquistas, das nossas mudanças, das nossas inovações. Para que isso ocorra, muitas vezes precisamos nos expor, e isso é difícil, geram conflitos, inseguranças. No primeiro dia de aula, do primeiro semestre a professora Bea falou que este curso agiria sobre nós como um terapeuta. E é bem isso que esta acontecendo comigo, estou me libertando de muitas coisas que eram obstáculos e empecilhos para o meu progresso. Vou precisar muito destas atitudes destes homens, para encontrar as provas que mostram as mudanças que estão ocorrendo em mim e no meu trabalho na "arte de ensinar".

5 comments:

Ivana said...

Olá Colega, passei aqui para te parebenizar pelo Dia dos Professores!
Beijos, Ivana.

biapedag.blogspot.com said...

Malu!!! Que bom te reencontrar, na presencial!!! beijos.

Marlene said...

Olá Malu,

recebi os trabalhos, vou fazer um texto único e envio para voces por e-mail até as 21 horas para publicação no webfólio.
Beijos,
Marlene

Marlene said...

Malu recebi teu texto.
Bjs
Marlene.

Obs.: 21hs o dia 19/10

Marlene said...

Olá Malu,
já enviei o trabalho pelo teu e-mail, qualquer problema me liga.
meu telefone é 3350-0707.
Bjs,
Marlene