Aceitando a sugestão da Maura, comentando meu trabalho de releitura da obra "As meninas", procurei saber alguns aspectos do perfil de Diego Rodrigues da Silva y Velázquez (1599 – 1660), filho de um fidalgo de origem portuguesa, foi batizado em Sevilha, Espanha, em 6 de junho de 1599.
No site pitoresco mostra um Velázquez dominado pelo humanismo, que envolve com aura de nobreza e dignidade todos os personagens que retratou. Também fala que retrata os anões, realçando sua dignidade em contraste com sua deformidade.
No site casthalia mostra mais um aspecto humano de Velázquez, que pintou o retrato de um anão, Don Diego de Acedo. O anão era desqualificado no contexto social, por isso ele o pinta com enormes livros, mostrando que sua deficiência física não tem relação com a habilidade mental.
No site educaterra mostra Velázquez conciliando o povo com os fidalgos. Aproxima gente comum com os fidalgos, pois todos são filhos de Deus. Ele promove os mendigos e desterrados da rua para a corte. Os anões são figuras humanas respeitadas, não simples bobos da corte.
Bem não encontrei muita coisa mas deu para ver que minha observação feita frente a um trabalho de Velázquez, tem fundamento. Apesar de ser filho de um fidalgo e advogado, ele poderia ser um homem arrogante, convivia com a alta nobreza, mas era humilde e respeitava as pessoas, não interessando sua classe social. Isto se deve a seus valores morais aprendido com o Cristianismo.
1 comment:
Malu, li os teus post até aqui e tive que parar para falar contigo e te colocar algumas inferências:
1- estás conseguindo vencer teus obstáculos internos;
2- faz com valor interrelações entre campos de conhecimento, aumentando as possibilidades de compreensão do mundo;
3- utilizas a tecnologia a favor da melhoria da comunicação o que significa que estás ajudando a tecer uma rede de interação entre pessoas e entre seus trabalhos;
4- estás crescendo a olhos vistos no curso.
Um abração
Bea
Post a Comment