Monday, November 15, 2010

Seminário Integrador: Ajuda constante

O quinto semestre começou, como sempre pelo seminário integrador. Este é uma ajuda constante porque nos dá o enfoque das interdisciplinas do semestre. Às vezes as atividades pareciam que não faziam sentido algum, mas quando começava as disciplinas, já estávamos nos familiarizando no contexto.

A primeira atividade a realizarmos foi do Tempo. Precisávamos estabelecer prioridades, saber quanto tempo real dispensávamos com os trabalhos do curso e nos organizar com outras tarefas que temos diariamente. Isto também nos ajudou com o estágio, a nos organizar dentro do tempo que teríamos para ele.

A segunda atividade foi trabalharmos uma pergunta que tenhamos curiosidade em conhecer mais detalhadamente o assunto, e teve a duração do semestre. Projetos Pedagógicos em ação (PA) que iríamos trabalhar em grupos, e o nosso pesquisou sobre afinidade. Estávamos sendo preparadas para fazermos este tipo de trabalho com nossos alunos. Estávamos acima de tudo sendo preparadas para o estágio, e claro se for um momento bom para nós e nossos alunos, pudéssemos absorver e inserir em nosso cotidiano. Como sempre não fiz as postagens necessárias para obter o real entendimento do crescimento com essas atividades. Também não pude trabalhar com meus alunos por falta de ambiente informatizado na escola. Pretendo em breve poder colocar todos esses ensinamentos em prática, com uma escola mais equipada, e só então eu saberei o quanto aprendi. Mas o que importa é que a semente foi plantada, minha visão e meus objetivos a alcançar com meus alunos se expandiram, e hoje sei que embora eu tenha mais teoria do que prática, eu sei o caminho que posso percorrer, e como a aprendizagem é constante devemos estar sempre preparadas para novas conquistas.

1 comment:

mauranunes.com said...

Isso aí Malu! Sempre estamos aprendendo, desde que estejamos abertos para o novo! E compreendeste bem o papel do SI, preparatório e organizador para as interdisciplinas, auxiliando-os, paralelamente, nas aprendizagens necessárias às interdisciplinas. Entre muitas outras coisas, não é mesmo! Bjs, Maura - tutora do SI