Wednesday, November 24, 2010

O oitavo semestre foi aguardado durante três anos e meio com muita ansiedade. Seria o momento decisivo, um divisor, que me mostraria o antes e o depois. Quem eu era profissionalmente e em quem me tornei. Este seria o momento de mostrar todas as mudanças e aprendizagens que adquiri. Minha personalidade profissional foi se moldando ao longo do curso. Hoje já não me sinto inexperiente, mas ainda um pouco insegura, porque a minha visão de qual será o melhor método de ensino, ainda é utópico para muitos. Idealizava em ser uma educadora aberta, que permite seu aluno se expressar e se contagiar com o aprender, de uma forma mais dinâmica e envolvente. E esta minha visão só se consolidou ao longo do curso. Este mostrou como despertar em nossos alunos o desejo de aprender, de buscar e se envolver. O estágio, tão esperado chegou, e com ele o momento de ousar. Ousar sem medo de repressão, utilizar-nos de todos os métodos envolventes e dinâmicos que estiverem a nossa disposição e que nossos alunos têm contato. Dar o melhor de nós (sempre) para obtermos uma educação de qualidade. Buscarmos o melhor de nossos alunos através do envolvimento deles com o aprender, onde eles se vejam valorizados por participarem ativamente na construção do seu conhecimento e não apenas recebedores de informações, sem sentido e sem compreensão. O aluno quando respeitado dentro do seu campo de conhecimento, sente-se valorizado e isso é benéfico ao aprendizado, porque o mesmo estará aberto para receber e dar conhecimento. Haverá uma troca positiva e uma cumplicidade entre professor e alunos. Algo que só percebe e entende quem se utiliza desta forma de ação para a aprendizagem. O envolvimento e posteriormente o comprometimento do aluno com o conhecimento.

1 comment:

mauranunes.com said...

Ótima reflexão, Ma Lucia! O procesos de transformação, pessoal e profissional, vai se definindo com o tempo, com a experiência. Hoje, tens o conhecimento construido para isso, para seguir com uma prática inovadora e de qualidade. A segurança vem junto! Bjs, Maura - tutora do SI