Wednesday, November 17, 2010

As interdisciplinas do semestre foram muito importantes para mim. Apesar de nunca ter trabalhar com a EJA, a minha visão mudou e a responsabilidade também. Não podemos ensiná-los como crianças, pois já trazem uma grande bagagem de conhecimento. Talvez por isso seja tão difícil trabalhar com EJA, pois muitos professores dão a mesma aula que dariam para os pequenos e isso causa desinteresse e a evasão. Em Linguagem e educação, estudamos a importância de deixar as crianças contar histórias para desenvolver a oralidade, a criatividade. Esses momentos eram raros em minha sala, percebi a importância de mudar. Em didática, planejamento e avaliações, aprendi a fazer planejamentos e este estudo me ajudou muito durante o estágio. Também deveríamos fazer registro diários do ocorrido na sala, mas a duras ‘penas’ percebi a importância de fazer registros de conversas com equipe diretiva, professores e pais. Isso nos foi passado no semestre, mas eu não estava preparada para entender completamente, se o tivesse feito, teria sofrido menos neste semestre. Isto será uma nova aquisição minha, registrar e arquivar tudo, sem me importar se a pessoa pensa que não estou confiando nela. O registro vem nos proteger. Em Libras aprendemos a tentar traduzir diálogos. É uma língua como outra qualquer, que precisa de estudos, dedicação e tempo para aprender. Não vamos deixar para praticar quando tivermos alunos com surdez.

1 comment:

mauranunes.com said...

O importante, Ma Lucia, é nos darmos conta do que poderia ser diferente. Isso já é mudança e aprendizado! Bjs, Maura - tutora do SI