Monday, October 09, 2006

Émile Durkheim

Atividade 3

Escola,Cultura e Sociedade - Abordagem Sociocultural e Antropológico - A

Tema: Como as idéias do autor podem nos auxiliar a ler o mundo?

Uma frase de Durkeim me fez refletir sobre nossos problemas sociais.
"O homem não veio a conhecer a sede do saber senão quando a sociedade sentiu que seria necessário fazê-lo."
Até quando a humanidade ou a nossa sociedade vai aceitando passivamente que tomem decisões por ela e que lhe imponham fardos pesados.

* Com base na leitura responda:

1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Durkeim se posiciona frente a educação, quanto ao que disse Stuart Mill, da seguinte maneira: concordando emparte com Stuart, de que as influências sobre os homens são diversas, mas enfatizando que ela provem dos resultados dos esforços dos próprios homens. Mas ainda assim, acreditando que a educação se da com os adultos exercendo influência sobre a criança ou adolescênte.

2) Quais as duas definições ressaltadas por Durkeim? Explique o ponto fraco em que incorrem?

Primeiramente ele ressalta que, segundo Kant, "educar é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz, é o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas."
Segundo, ressalta que para James Mill "educação é fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes."
O ponto fraco que incorrem estas definições, é que não existe uma educação ideal, perfeita, própria para todos os homens, indistinta, uma educação universal. Ela tem variado com o passar do tempo e com o meio e servem apenas para não cometermos os mesmos erros.

3) O que é preciso, de acordo com Durkeim, para definir educação?

Segundo Durkeim, é preciso a existência de dois seres: um ser individual, aquele que se relaciona, consigo mesmo e com os acontecimentos de sua própria vida.
O outro, exprime um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que fazem parte de um grupo ou grupos diferentes, tais como: crenças religiosas, morais, tradições e opiniões coletivas.

4) De acordo com Durkeim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?

Ele diz que há uma educação ideal, perfeita e apropriada a todos os homens. Ela varia de acordo com o meio, a época em que vive e com suas necessidades aparentes.

5) Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

Tem que suscitar um estado físico e mental, que a sociedade determine como sendo o ideal.

6) A partir da definição " a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine." O que conclui Durkeim? Explique?

Ele conclui que não existe sociedade na qual o sistema de educação não apresente o duplo aspecto: o do ser ao mesmo tempo, uno e múltiplo.
Múltiplos, há tantas espécies de educação, em determinada sociedade, quantos meios diversos nela existirem, ou seja, variam com as classes sociais .
Uno, é um tipo de educação absolutamente homogênea e igualitária, onde não existe nenhuma diferença, tal sociedade é imaginária na história da humanidade.

7) Como o autor explica que sociedade e indivíduos são idéias dependentes?

Durkeim afirma que a sociedade e o indivíduo dependem um do outro, pelo simples fato de que se o indivíduo deseja melhorar a sociedade, ele deseja melhorar a si próprio e isso o engrandece e o torna VERDADEIRAMENTE HUMANO.

2 comments:

ROSAURA KARST said...

Bom Dia!

Lúcia

Muito bom o teu trabalho

Nesta sexta dia 13/10/2006 estarei no polo das 8:00 às 12:00h

Beijos Rosaura

Inês Cristina said...

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA