Sunday, October 22, 2006

MAX WEBER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Escola Cultura e Sociedade - Abordagem Sociocultural e Antropológica - A.
Profª.: Vera Corazza.

ECS 5 - Weber I

Biografia:

Os três tipos puros de dominação legítima.

( Max Weber )

A dominação, ou a forma de obter obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão.

* Depende de interesses por parte daquele que obedece.

* Pode ser também por hábito ou costume.

* Pode fundar-se no puro afeto.

Dominação legal # dominação burocratica, direitos criado e modificado mediante estatuto, o quadro administrativo consiste de funcionários eleitos e nomeados, os subordinados são membros da associação. A base do funcionamento técnico é a disciplina do serviço.

# Correspondem ao tipo de dominação legal:

° a estrutura moderna do estado e do município,

° empresa captalista privada,

° associação com fins utilitários,

° associações políticas,

° união de qualquer naturaza com quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulados,

° a burocracia,

Dominação tradicional # Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. Dominam as relações não o cargo, mas a fidelidade pessoal do servidor.

# Neste quadro administrativo é possível observar:

° a estrutura em forma patrimonial,

° estrutura estamental, servidores investidos em seus cargos.

Dominação carismática # Em virtude de devoção à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais. Baseia-se na crença e no ritual do ato sacramental.

# Weber coloca a religião cristã como causa para o surgimento do capitalismo, já que ambos só existem no ocidente. No oriente não existe nada parecido com capitalismo.

Vemos que algumas idéias de Weber ainda persistem no mundo atual. Na dominação tradicional ( seu tipo mais puro ) a patriarcal, não está tão em evidência, já que os jovens em geral, estão tendo mais regalias e estão com mais liberdade. Mas, ainda vemos em grande escala ( porém, não visivelmente ), a dominação patrimonial, onde encontramos, crianças e adultos escravizados em fábricas de carvão ou corte de cana. A dominação legal persiste em todos os aspectos. A burocracia continua a ser um entrave na vida das pessoas, onde dificultar é a palavra de ordem, ainda continuamos submissos a governantes corruptos, mas sem muita opção de escolha. Acho que de todas, a dominação carismática, é a menos dominante, embora existam leis a serem cumpridas e que serão cobradas, temos liberdade de escolher, nos filiarmos a ela ou não.

Quanto ao fato do Capitalismo ter começado com a Reforma Protestante eu não sei, acredito que ele se intensificou com a Revolução Industrial. Mas sempre que o mundo se conhece houve trocas ou algo semelhante, muitos morreram por ouro e prata. O progresso que tanto queremos e que se faz necessário também causa o distanciamento ainda maior das pessoas e a busca por poder. Acho que o protestantismo foi muito importante porque ele trouxe para perto do povo normas, leis que fazem com que o homem busque sua perfeição interior, aperfeiçoe seu caráter e sua moral.



ECS 6 - Weber II



Os estudos de Durkheim e Weber, se fazem presentes ainda hoje, em nossas escolas.
Durkheim diz que a comunidade se transforma em sociedade, isto é uma verdade, a comunidade familiar vai enriquecer a comunidade escolar, e estes vários grupos formam a nossa sociedade.
Muitos dos tipos de dominação narrados por Weber também estão presentes na comunidade escolar. Professores que continuam amedrontando seus alunos para conseguir respeito e obediência, quando na verdade deveriam ser amigos e conversar com eles. Meus alunos foram
sempre tratados assim. Quando cheguei na escola disseram que eu teria que gritar e não mostrar os dentes. Tenho tentado ser amiga deles, mas muitas vezes só consigo me impor com grito e cara feia, isso me deixa muito mal. Meus alunos não foram acostumados ao novo e diferente, então desisto e volto ao velho quadro cheio.
Passei por um problema sexta-feira na escola. Nosso recreio é por turma, porque estava havendo muita briga. Sexta uma professora faltou e a diretora teve que tratar de alguns assuntos fora da escola, então, a secretária deu ordem de adiantar os recreios. Quando chegou o meu , eu disse que iria no meu horário normal porque eles estavam em prova. Quando eles terminaram era o meu horário real de recreio, fui impedida de fazê-lo porque já havia passado o meu horário e uma professora que não tem o hábito de usar o pátio para educação física na sexta, estava no pátio. Não discuti, apenas sai, como estou em estágio probatório, ficam me ameaçando.




2 comments:

Simone said...

Oi Maria Lucia! Vejo que apesar do desânimo, conseguiste entregar a atividade 5 da semana 4. No final, ficou faltando uma frase... mas isso é só editar na postagem. A idéia de fazer um hipertexto era só uma sugestão. Sempre que tiveres dúvidas, entra em contato, como fizeste pelo forum. Parabéns pela realização da tarefa. Um abraço, Simone R. - Tutora ECS - Porto Alegre

Stela said...

Olá, Maria Lúcia. Sou do pólo Três Cachoeiras. Em visita ao teu blog estou postando esse comentário.
"É bem presente em nossa vida diária, não só na profissional, as idéias de Weber e Durkheim. Nossa relações pessoais/afetivas/profissionais/familiares sofrem seus efeitos.
Conforme desempenhamos nossos papéis, as relações dominantes/dominadores vão-se interpondo. Isso é viver em sociedade.
Com relação aos "gritos e caras feias", todos vivemos esse mesma dilema. Tudo acontece conforme o momento nos exige: se é tempo de cara feia, temos que mostrá-la, embora eu prefira estar de "cara bonita" todo o tempo. Mas me parece impossível que isso ocorra sempre, até porque ficaria muito monótono, certinho, previsível.
Nossos alunos estão a nos exigir limites, o que deveria ser cobrado de seus pais. Mas, como os papéis estão bem indefinidos hoje, é bem possível que nós tenhamos que desempenhá-lo por muito tempo,ainda. Abraços. Stela