
GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS.
FELIZ DIA DAS BRUXAS.
Estou particularmente feliz e aliviada, tranquila como as águas deste riacho.A professora Silvia da disciplina de Educação e Tecnologia, comentou a atividade 1, manifestando ter gostado do meu trabalho. Eu estava insegura quanto aos desafios, pois não temos computadores na escola, imaginei como os meus alunos ficariam felizes com esta atividade. Ela ter gostado me mostrou que estou no caminho.
Os três tipos puros de dominação legítima.
( Max Weber )
A dominação, ou a forma de obter obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão.
* Depende de interesses por parte daquele que obedece.
* Pode ser também por hábito ou costume.
* Pode fundar-se no puro afeto.
Dominação legal # dominação burocratica, direitos criado e modificado mediante estatuto, o quadro administrativo consiste de funcionários eleitos e nomeados, os subordinados são membros da associação. A base do funcionamento técnico é a disciplina do serviço.
# Correspondem ao tipo de dominação legal:
° a estrutura moderna do estado e do município,
° empresa captalista privada,
° associação com fins utilitários,
° associações políticas,
° união de qualquer naturaza com quadro administrativo numeroso e hierarquicamente articulados,
° a burocracia,
Dominação tradicional # Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal. Dominam as relações não o cargo, mas a fidelidade pessoal do servidor.
# Neste quadro administrativo é possível observar:
° a estrutura em forma patrimonial,
° estrutura estamental, servidores investidos em seus cargos.
Dominação carismática # Em virtude de devoção à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais. Baseia-se na crença e no ritual do ato sacramental.
# Weber coloca a religião cristã como causa para o surgimento do capitalismo, já que ambos só existem no ocidente. No oriente não existe nada parecido com capitalismo.
Vemos que algumas idéias de Weber ainda persistem no mundo atual. Na dominação tradicional ( seu tipo mais puro ) a patriarcal, não está tão em evidência, já que os jovens em geral, estão tendo mais regalias e estão com mais liberdade. Mas, ainda vemos em grande escala ( porém, não visivelmente ), a dominação patrimonial, onde encontramos, crianças e adultos escravizados em fábricas de carvão ou corte de cana. A dominação legal persiste em todos os aspectos. A burocracia continua a ser um entrave na vida das pessoas, onde dificultar é a palavra de ordem, ainda continuamos submissos a governantes corruptos, mas sem muita opção de escolha. Acho que de todas, a dominação carismática, é a menos dominante, embora existam leis a serem cumpridas e que serão cobradas, temos liberdade de escolher, nos filiarmos a ela ou não.
Quanto ao fato do Capitalismo ter começado com a Reforma Protestante eu não sei, acredito que ele se intensificou com a Revolução Industrial. Mas sempre que o mundo se conhece houve trocas ou algo semelhante, muitos morreram por ouro e prata. O progresso que tanto queremos e que se faz necessário também causa o distanciamento ainda maior das pessoas e a busca por poder. Acho que o protestantismo foi muito importante porque ele trouxe para perto do povo normas, leis que fazem com que o homem busque sua perfeição interior, aperfeiçoe seu caráter e sua moral.
ECS 2.
Foi proposto que fizessemos uma viagem virtual por vários sites. Identificando situações semelhantes as visualizadas em nosso cotidiano escolar, hoje de duas formas, professor e aluno.
* 1°. http://www.ufrgs.br/transe/tridi ( blog de disciplina)
Achei este site interessante, pois está sempre se renovando. Gostei em especial, dos textos sobre a África, nos dá uma visão deste continente. Saber que várias etnias africanas, quando da escravidão, foram capturados e levados para mesmas senzalas, culturas contrárias e até inimigas, passam a coabitar juntas.
A África foi sempre submissa aos europeus, quando não interessou mais escravos, passaram a explorar suas riquezas. Ao colonizar, juntaram as tribos ( inimigas ou não ), fazendo-as viverem uma mesma cultura imposta, talvez por isso haja tantos conflitos lá.
É importante saber estas coisas já que teremos que acrescentar a cultura africana em nosso currículo, quanto mais subsídios tivermos, mais interessantes serão nossas aulas, e quem sabe até ajudar os descendentes de africanos a buscar sua bagagem cultural.
* 2°. http://www.guitierrez.pro.br ( blog do professor )
Achei este blog muito interessante e criativo, consegui estender realmente o propósito de um blog e certamente irá ajudar-me a usar melhor o meu.
Encontrei ótimas idéias para trabalhar com reciclagem.
* 3°. http://vamosblogarbr.blogspot.com/ ( blog educacional colaborativo )
Este blog é muito dinâmico, muito atual, nos auxilia como valorizar os filmes curtametragem e utilizá-los em aula. Mais uma vez aparece a questão do africano, um assunto tão delicado, que toda idéia e ajuda é bem vinda.
* 4°. [ zaptlogs ] http://planeta.terra.com.br/educacao/gutierrez/blogs/zapt/ ( blog de projeto )
Gostei imensamente deste site. Muitas sugestões enriquecedoras, que nos ajudarão com certeza a conhecer mais nossos alunos, seu mundo, sentimentos, sua identidade.
Acho que este ( até agora ) é o mais educativo, porque além de passar vários sugestões ótimas para trabalhar com nossos alunos, ela também descreve sua trajetória na faculdade, comenta seus trabalhos, dificuldades e ansiedades e é tudo o que iremos passar nestes 9 semestres.
* 5°. http://vidadeprofessor.blogia.com ( blog de professor )
Achei interessante interagir com professores de outras nacionalidades, ver sua forma de pensar, trabalhar, é isso que torna a internet ( esta rede que estamos emaranhados ) tão encantadora e emocionante, poder estar em todos os lugares ao mesmo tempo, viver novas emoções, novas expectativas, sem sair do nosso " mundinho ", sem sentir saudades, sem deixar para trás a nossa história, a nossa identidade.
* 6°. http:// www.sergioflima.pro.br/blog/blogs/index.php/sergio ( blog de professor )
Este site explora bastante a parte da política, fazendo refletir sobre nossa intenção de voto.
É bem informativo, alegre e motivador, também nos faz refletir sobre nossas tendências pedagógicas.
* 7°. http://quemfaz.blogspot.com/ ( blog que relata experiências e projetos na área da educação).
Gostei muito deste blog colaborativo, onde os alunos podem expressar sua leitura do mundo atual e sua conscientização e reflexão da forma que esta sendo governado o nosso país.
Foi bom porque pude visualizar como será trabalhar com nossos alunos num blog.
* 8°. http://proavirtualrs.pbwiki.com ( wiki de um curso de especialização ead )
Quem não se apaixonaria por este site criativo e dinâmico. Sei que é isso que os professores esperam de nós. Eu ainda não consigo usar todas as ferramentas, sei que ainda vou conseguir. Elas estão aqui, só não sei onde. Mas vou encontrá-las.