Tuesday, April 27, 2010

Esta semana foi curta, mas nos três dias pude realizar e perceber muita coisa. A temática escolhida foi amizade, percebo que eles não conseguem ser constantes em suas atitudes de relacionamento com os colegas. Acredito que o pouco espaço entre as mesas deixa-os nervosos, eles também não tem muita paciência para as atividades, acham que boas aulas são realizadas no quadro. Nos dias seguintes, antes das atividades, relembramos o que eles mesmos falaram no dia anterior, que era: O que precisamos ter para ser um bom amigo? E a resposta foi: ser legal, ser sincero, não brigar, ajudar, respeitar, ensinar, ser gentil, ser honesto, ser simpático, compartilhar e ser humilde. Conversamos novamente sobre cada item. Neste dia trabalhei em dupla e a socialização foi melhor. No dia seguinte, fizemos uma atividade que fez bastante barulho, que foi o Shopping. Apesar do barulho eles socializaram muito bem, e gostaram desta atividade, até que dois resolveram roubar todos os dinheiros das lojas e então ouve briga, até eu me aproximar alguns colegas já haviam separado. Notei uma grande diferença na atitude do resto da turma, eles não ficaram instigando a briga e dois resolveram intervir. Parei imediatamente a atividade com medo de perder o controle da situação, a decepção foi geral, até os dois que estragaram a atividade ficaram tristes. Depois que arrumamos a sala conversamos bastante sobre o ocorrido, pedi para sentarem em dupla e criarem cinco (5) problemas matemáticos e dar para outra dupla resolver. Que dificuldade para fazê-los entenderem o que era para fazer, eles não estão acostumados a esse tipo de atividade. Eles precisam aprender a pensar.
Descobri que meus alunos precisam socializar aprender a trabalhar em grupo, observar regras, compreender quais são as atitudes de uma pessoa honesta, aprender a pensar. Decidi que não vou me intimidar, e mesmo que façam barulho ou tenha que terminar a atividade antes eu vou tentar, eles têm que aprender. Alguma coisa sempre fica.

2 comments:

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Malu!

Diante da situação que tu relatas, deixo uma contribuição: os grupos poderão elaborar combinações para o trabalho durante as atividades e, ao final da aula, cada aluno faz uma auto avaliação oralmente perante ao grande grupo, exemplificando ações que demonstrem o cumprimento das combinações. Fica a sugestão.
Abraços,
Vanessa

Beatriz said...

Malu, a ideía da Vanessa é ótima!! Assim, eles tb começam a se avaliar e a perceber seus compromissos. Fico contente que te dás por vencida e consegues fazer reflexões e argumentações conclusórias acerca dos fatos. Da mesma forma, a partir delas, já emendas outras formas de trabalhar, tentando reajustar o planejamento. O momento é qualitativo e não quantitativo: estás em uma busca de mudança de qualidade na maneira de ver as pessoas e as tarefas. Isso é difícil e precisa de tempo e constante exercício. Não deu certo de um jeito, quem sabe de outro? Mais uma vez para que eles entendam? Então mais uma vez.. É isso ai!! Isso é ser uma professora que pesquisa sua própria ação.
Bjos
Bea