Na aula de artes pedi para desenharem sua rua com casas, estabelecimentos comerciais, coisas positivas e negativas. O objetivo era desenvolver a observação, a percepção e a criatividade. Esse primeiro dia foi muito proveitoso, consegui realizar todas as atividades propostas e com a participação de um grande número de alunos. Claro que no final eu ouvi o que não queria:
- professora a senhora não deu aula hoje!
- Não dei? E o que nós fizemos?
- Só conversamos.
- E tu não aprendeste nada?
- Aprendi. Mas não fizemos nada no caderno.
Então fiz um resumo do que foi comentado. Buscamos o diferente e eles não estão muito interessados, porque para eles escola é escrever no quadro, e eles não se dão conta de que já estão saturados disso.
O segundo dia fiz uma avaliação que já estava programada e é exigência da escola.
No terceiro dia planejei um trabalho em grupo e eles não quiseram. Isso me fez pensar que tenho que descobrir novas formas de inserir o trabalho em grupo, não só o tema tem que ser motivador, mas a forma de trabalhar também. Estou pensando em novas formas de trabalhos em grupo. Não estava muito bem, então não discuti com eles e acabei trabalhando matemática.
No quarto dia não me senti bem e fui à emergência do hospital Ernesto Dorneles.
No quinto dia fizemos uma festa pelo aniversário da escola.
No sexto dia, sábado, vieram cinco alunos, combinei de passar um filme ‘A era do gelo’ que retrata amizade.
Minha primeira semana foi um fracasso, mas pude perceber algumas coisas. Eles não gostam de ser interpelados, porque talvez em casa não possam expressar suas opiniões ou não querem pensar. Também devo aperfeiçoar a forma de trabalhar em grupo, e também que não posso me intimidar, devo tentar mesmo que não de certo.
1 comment:
Maria Lucia querida, pensa se tu tb ão era assim? O nvo gerava a sensaão de inseguridade, de que temos que trabalhar mais e prestar mais atenção para entenderemos o qu o rpofessore e colegas querem desenvlver e onde querem chegar. Ai, a primeira reação é achar que estão perdendo tempo, não escrevem no caderno ec... Talvez para diminuir essa sensação deles até que percebam melhor o que estão trabalhano, pedir que eles façam em dupla ou sozinhos uma espécie de resumo que ode constar de 2 partes: descriçao das atividades, ende eles relatam o que fizeram; reflexão sobre o que descobriram e que não sabiam.Acho que um 3º ponto seria muito bom: sugestões para melhorar o trabalho.
Quanto ao grupo, por tradição eles acabam não gostando porque percebem que aprendem menos porque fazem mais folia. Por isso, têm que serem trabalhos onde as idéias de cada um ajudam a chegar na resposta. Resolver problemas, fazer documentários, textos copopertaivos, busca de muitas informações na internet,entrevistas com pessoas, com colegas da escola, fazr enquetes tudo isso a eles perceberem que são parte importante do grupo e se não fizer a sua parte estará prejudicando a todos. A socialização constante dos resultados de todos, com convte a que todos analisem e crtiquem e sugiram melhorias é fundamental. Um abraço
Bea
PS: A Rossana está precupada contigo. O que ha?
Post a Comment