Sunday, November 08, 2009

Nossa quinta atividade de Didática, Planejamento e Avaliação, é sobre 'Trabalho Integrado'. Levou-nos a conhecer o movimento da Escola Nova e suas implicações para a educação.
A escola Nova também foi chamada de "Renovação Pedagógica". Movimento que uniu educadores de várias partes do mundo, que tinham alguns pontos em comum. A Escola Nova veio para romper os antigos conceitos de escola, fazendo crítica a tudo que se conhecia até então.
Na V Conferência Mundial da Escola Nova, reunida em Elseneur, na Dinamarca, em 1929, assim se assinalavam as conquistas gerais do movimento: "Renovação da didática com múltiplos ensaios de ensino ativo, melhor formulação teórica de princípios e normas para avaliação dos resultados do trabalho escolar, extensão do movimento no ensino público; criação de grandes associações de educadores com caráter nacional e internacional; confronto de várias concepções filosóficas com os princípios e resultados do movimento; conceituação geral da educação como ajustamento da personalidade em face da vida social modificada pela industrialização; proposição de todas as formas educativas no sentido da paz". (Filho, Lourenço. O movimento da Escola Nova e suas bases históricas. In: - Introdução ao estudo da Escola Nova. 9ª edição, São Paulo: Melhoramentos, 1967. p. 17 - 33)
Os principais fundadores da Escola Nova foram: Ovide Decroly, Maria Montessori, John Dewey, Célestin Freinet. Fizeram crítica contra a Escola Tradicional, ao papel do educador, do educando e da pedagogia, se comprometendo a transformar a escola. Procuravam criar um ensino globalizado que interessasse ao aluno. Um dos aspectos da Escola Nova é nosso foco de estudo, os Centros de Interesse. Mas o que são os Centros de Interesse, segundo Bassan (Bassan, Valdir José. Como interessar a criança na escola. Coímbra, 1978, p. 17): "Os centros de Interesse, são um processo de ensino que consiste em agrupar à volta dum mesmo assunto que interessa à criança um conjunto de noções a aprender, de mecanismos a montar, de hábitos a adquirir, condição do perfeito desenvolvimento do ser no meio em que vive e ao qual ele se adapta. A técnica dos Centros de Interesse ao mesmo tempo livre e orientado pelo educador, principalmente aplicada à aquisição de conhecimentos, serve também para a educação psicológica, ao despertar do sentido social e à formação moral".
Para desenvolver o Centro de Interesse, o professor precisa estar atento a três tipos de experiências (fases):
1ª Observação (direta e indireta)
2ª Associação
3ª Expressão

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