Monday, August 31, 2009

Estava lendo o texto "Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos da web 2.0", das professoras Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena, minhas professoras do SI.
Um parágrafo me chamou a atenção e pude entender porque tive problemas com uma das turmas de desdobramento que fiz no início do ano.
Ler este texto me tranquilizou por entender que estou trilhando um caminho de construção e de apropriação do conhecimento, não sou e não quero ser uma professora que limita o conhecimento, enquadrando o aluno dentro do seu campo de visão, limitado e até certo ponto afetado por opiniões próprias.
Quero que meus alunos sejam críticos, curiosos, flexíveis ao diálogo e ao debate de opiniões e estejam totalmente desconectados e rompam com a visão do professor como o grande provedor de informações.
Acho que é por isso que gosto de trabalhar com o 5° ano, eles tem curiosidade e são mais independentes que os menores.
Na verdade, o que aconteceu é que eles não estavam preparados para receber a onda de questionamentos e indagações que os submeti, estavam com a curiosidade adormecida e sem interesse. Não querem julgar o presente entendendo erros do passado, não querem fazer uma leitura do mundo, pois estão acomodados.

No comments: