Saturday, August 30, 2008

INCERTEZAS

O módulo 1 da interdisciplina de “Organização e Gestão da Educação”, teve três atividades com dois textos para serem lidos, e teríamos que preencher dois quadros conceituando as palavras: democracia, Estado, globalização, participação, neoliberalismo, política, políticas educacionais e públicas. O primeiro quadro deveria ser preenchido do nosso próprio conhecimento e o segundo após a leitura do texto: “Políticas Públicas e Gestão da Educação Em Tempos de Redefinição do Papel do Estado”, de Vera Maria Vidal Peroni, professora da Ufrgs. Confesso que ao ler ainda fiquei sem respostas mais abrangentes, tenho bastante dificuldade de entender esta linguagem mais politizada. Ainda não sei exatamente o que é neoliberalismo, seria “livre comércio?” vemos a facilidade das multinacionais entrarem no país, o Brasil negociando com outros países, mas não sei se este é o conceito correto. O texto fala de políticas educacionais e da redefinição do papel do Estado. Achei o texto meio contraditório, não entendi se a crise está no Estado ou no capitalismo. O que seria Terceira Via? Seriam as Ongs,pois, no texto fala em “sem fins lucrativos”. E as Ongs, elas ajudam ou atrapalham? No texto fala que elas definem currículos, isso deve ficar a critério da equipe diretiva e seus professores, que conhecem seus alunos e sua história. Também recebem repasse do governo, as empresas que ajudam as ONGs não pagam impostos, e a educação também perde.

Também lemos o texto: “O Direito à Educação: Um campo de atuação do gestor educacional na escola”, de Carlos Roberto Jamil Cury, que fala do ordenamento a constituição sobre o direito à educação. Como seria bom se todas as pessoas tivessem acesso á constituição federal, e soubessem dos seus direitos frente á educação. Temos três irmãos na escola que moram em Porto Alegre, quase na divisa com Viamão, e estudam na nossa escola porque não conseguiram vaga em Porto Alegre. Não foram aceitos porque são invasores de terras. Mas a educação não é um direito de e para todos? Como essas crianças não conseguiram escola perto do lugar onde moram? Tendo que caminhar 1 hora ou mais, nos dias de chuva não comparecem na escola. Estou tentando com um vereador conseguir passagem escolar, já que os ônibus não dão carona, mas ele não me deu mais respostas. Ontem descobri que a professora de um deles, que pega o ônibus na mesma parada que eles deveriam pegar, faz parar o ônibus e pede que o motorista dê carona. As leis nem sempre são respeitadas, aos poucos descobrimos que o direito a educação ainda não é para todos, é muito triste ver que o país muitas vezes anda para trás, e quem deveria cumprir suas leis não as cumpre, rotulando seus alunos, os tornando pessoas indignas de progredirem, de contribuir com um país melhor.

Gostei muito dos textos, não entendi algumas coisas mas abriu um pouco mais minha visão, percebo que necessito de muita leitura para ter meus olhos abertos e meu entendimento também. Ainda temos um semestre inteiro pela frente, até.

2 comments:

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Malu!

Sempre temos muito mais dúvidas do que certezas, não é?
É na troca com os colegas, tutores e professores que construimos muitos conhecimentos.

Abraços,
Vanessa

MARION said...

Oi Maria Lúcia!
Concordo com a Vanessa, sempre temos mais dúvidas do que certezas.
Mas é vivendo que aprendemos a trocar dúvidas por certezas.
Bjs Marion