Sunday, June 22, 2008

Refletindo matemática

A metodologia de matemática, foi um momento muito importante neste semestre. A disciplina que eu amo, mas que por vezes não entendo, é matemática. Ela desperta nosso raciocínio, nossa percepção, não falando que ela nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas, por isso ela é tão importante para ser estudada. Muitas das coisas que aprendemos, sempre me pareceu ser coisa para estudo nos primeiros anos das séries iniciais. Classificação e seriação , é algo que pensei ser trabalhado no máximo no primeiro e segundo ano. Acabo fazendo alguma brincadeira em educação física ou um trabalho em português, mas nada concreto em matemática. Vimos à importância do cálculo mental, que eu já pratico mas em pouca escala. Já em espaço e forma, fiquei realmente surpresa, da pouca importância que lhes é destinado. As crianças não têm noção de espaço. Formas geométricas são trabalhadas somente no 4° ano, sendo mostrado para as crianças, apenas as figuras e seus respectivos nomes, e geometria será tão importante para eles na 2ª etapa do ensino fundamental e no médio. Com certeza vou me organizar para tornar esses conteúdos parte importante na minha sala. Tudo que eu puder fazer para que meus alunos tenham um entendimento maior e melhor do mundo que os rodeia, eu farei.

No comments: