Tuesday, April 01, 2008

Ensinar é uma aventura

Uma de nossas atividades para o Seminário Integrador, para o final do mês, é a leitura do livro "Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire". Fiquei tocada com a dedicatória para Eliete Santiago, cuja prática docente não é transferir conhecimento e sim uma aventura criadora. Fiquei pensando na minha prática e no que eu desejava realizar. Queria ser esta profissional que realmente se aventura, que usa de criatividade, que busca e faz seus alunos buscarem. O que acontece é que acabamos caindo na rede da acomodação, não sei se por causas alheias ou nossas mesmo, mas nos acomodamos. É muito difícil ser esta profissional que busca e que encanta. Difícil porque muitas vezes não somos compreendidas, e muitas vezes vemos os professores competindo uns com os outros. Ao invés de buscarem formas criativas para ensinar, buscam formas de competir com o colega. Fico desarmada. Quero ser uma profissional melhor, mas tenho muitas limitações, muitos desafios...
Tenho trabalhado a matemática de uma forma mais lúdica, faço algum trabalho criativo nas outras disciplinas, mas não é só isso, existem muitas maneiras de torná-las mais atraentes, ainda não descobri a melhor maneira de trabalhar, estou apostando muito nesta leitura para total desenvolvimento do meu lado criativo.

4 comments:

Beatriz said...

Malu, quais são as formas atraentes que já descobristes? Já experimentastes com teus alunos? Tens dados sobre os resultados?
Mais um desafio para o Plano!!
Um abração
Bea

ROSAURA KARST said...

Oi
Maria Lúcia
Fizeste uma boa reflexão em relação a tua atuação como docente, mas quem sabe você procure em outros autores sustentação para sua argumentação.

Daiane Grassi said...

Olá Malu, compartilho do teu sentimento de que em algumas situações acabamos desanimando diante de obstáculos profissionais (somos humanos sim). Realmente não é fácil! Mas, também não é difícil quando nos propomos a nos colocar no lugar de nossos alunos, não é mesmo?!


Malu, ser uma "profissional que realmente se aventura, que usa de criatividade, que busca e faz seus alunos buscarem..." só depende de você! Que tal inserir este desejo lá no teu plano de estudos? Vi que já estás trabalhando nele!

Uma dica: quem sabe, para obteres uma melhor visão do todo, não acrescenta no teu trabalho aquelas tabelas conforme o modelo? Acredito que facilitaria o teu trabalho. Se precisares de auxílio podes me chamar. É só selecionar o modelo, copiar e colar lá na página do teu pbwiki. Depois editar a tabela.

Podemos marcar um encontro virtual via skype ou gtalk (ou por e-mail mesmo) para ver isso é só me escrever!

Um abraço e até breve!

Daiane

Luciene Sobotyk said...

OI Malu!
Já deste o primeiro passo:dar-se conta de que algo precisa mudar.Agora vem o segundo passo:aventure-se!!!
Abraços,Luciene