Tuesday, June 26, 2007

UM CURSO À DISTÂNCIA


Estou um pouco confusa quanto a um ensino à distância. Quando da inscrição para o curso, pensei que teria que sentar na frente do computador, com uma câmera e um microfone, que estaríamos todos ligados em uma rede e conversando e discutindo. Mas não foi assim. Temos que conversar (lendo e escrevendo) através de e-mails, blogs, fóruns, mais tarde entramos no chat (sem nenhuma vergonha de comentar não sei mexer até hoje. Se eu pedi explicação? Sim, mas não obtive êxito), hoje estamos com o skype (só esta semana comprei o microfone). Gostaria de relatar (na minha visão) o que está acontecendo neste curso à distância. Além de ler os textos para os trabalhos, que são muitos, temos que ler também os textos informativos para usar as ferramentas, que são difíceis de serem entendidas(teria que estar fazendo um curso de informática). Ler os fóruns, e-mails (que por + que tenha sido pedido acabam mandando assunto que seria para determinada pessoa, para todos, isto acarreta um prejuízo imenso de tempo), blogs, wikis, ainda temos que ler e comentar os trabalhos das colegas. Eu sei que estamos na faculdade e que nem todo professor está realmente interessado pelos nossos problemas, mas este curso é destinado a professores na ativa que precisam se interessar pelos seus alunos, e quando isso acontece eles ficam com a auto estima elevada e começam a interessar-se pelo estudo. Tem uma tutora que pergunta por que estou sumida, os tutores não conversam com outros para ver se estamos fazendo outros trabalhos? Posso enumerar 6 problemas graves que me aconteceu nestes 2 últimos meses, mas não quero me fazer de coitada e na verdade justificar não leva a nada, mas vou falar um fora os 6, desmotivação. Desmotivada por um comentário feito no meu blog e querem que eu coloque + comentários para abalar ainda mais a minha auto-estima? Também acho que a essa pessoa faltou um pouco de interpretação e saber um pouco mais da minha pessoa, só para nós é requerido ler os blogs? Desmotivada também por um trabalho do Seminário Integrador que eu não terminei a tempo. Não terminei a tempo? Mas entreguei no prazo. Há faltaram às fotos. Alguém me empresta uma máquina digital? Não né? Ninguém fará isto, como ninguém fez, até pessoas que eu já emprestei vídeo (na época que poucos tinham), não emprestaram. Mas o que mais me chateou é que o meu trabalho está sendo comparado com o das minhas colegas. É este curso que vim fazer? Ensinar-me a comparar o trabalho de meus alunos? NUNCA. Cada pessoa é individual, diferente e única. Os níveis intelectuais são diferentes, bem como os níveis de conhecimento e de experiências, como eu posso então comparar ou ser comparada? Quando eu era criança eu entregava os meus trabalhos antes do tempo num capricho só, era feito em folha de ofício pautada com figurinhas de passar ou usava o desenhocop, mas eu tinha colegas que usavam folhas de pão. Ao lembrar disso senti um frio na barriga, será que o trabalho destes colegas foi comparado ao meu? Eu nunca me preocupei com isso, só queria fazer o que eu achava que era melhor e até onde meu pai podia me dar. Hoje neste curso sou o colega que usava folhas de pão. Os professores não podem esquecer que a UFRGS foi criada para alunos carentes (embora não seja bem isso que acontece), e que este curso foi criado para facilitar a vida de professores que já trabalham tanto, preparando aulas diferentes, com jogos, corrigindo redações, provas, trabalhos, fora as tantas horas de trabalho. Também foi pedido para fazer gráficos, se eu estivesse usando o recurso mencionado acima já teria entregue, mas no computador eu não consegui fazer, fui ao pólo e a tutora que estava lá disse a uma colega não saber fazer, fui para casa e até consegui fazer e ficou bom só não consegui baixar no wiki. Há a colega que comentou no meu wiki se ofereceu para ajudar, quer mesmo ajudar? Então porque voltou e retificou seu comentário? Porque não me mandou um e-mail tentando me ajudar e oferecendo sua máquina digital? Porque ela não sabe meu e-mail e vai acabar mandando para todas como todo mundo faz e principalmente porque ela não me conhece, nunca falou comigo e não me dirigiu nem um olhar. Então para que serve o Seminário Integrador? Ahhhh! Para quebrar o gelo e nos unir. Esqueci de dizer que estas observações que eu recebi no meu trabalho são críticas construtivas, mas disso eu falo depois. Tenho que preparar aula e...

8 comments:

biapedag.blogspot.com said...

Oi, Malu.Bem..eu poderia começar perguntando como estás...Mas esta postagem reflete bem o teu momento. (tomara que ele seja passageiro...)Há poucos dias falei para alguém como conseguimos ultrapassar algumas dificuldades que se colocam em nosso caminho. E tem a ver com o fato de não nos sentirmos sós. Buscarmos ajuda, reclamarmos, ajudarmos...Bem...fui uma das pessoas que realizou comentários em teu blog... também sou uma das pessoasw que ainda não possui máquina digital, sabe? E sou uma das pessoas que pede ajuda às colegas que possuem, lá na minha escola. Todas as fotos que utilizei foram tiradas por colegas que atenderam meus pedidos. Malu, ninguém consegue nos fazer sentir como uma "folha de pão", se não quisermos. Com certeza, és muito mais do que isso. Sabes o meu e-mail? Ele está no Rooda, como o teu e de outras colegas...Ainda insisto que, se estamos com dificuldades e conseguimos contar pra alguém e pedir ajuda, poderemos ultrapassá-las de forma um pouco menos sofrida. Querida Malu, apesar de não possuir máquina digital, talvez eu e mais outras colegas possuamos algo que possa ajudar... Meu e-mail: esponjamusical@gmail.com Bjs.

Luciene Sobotyk said...

Malu!Teu comentário reflete o momento de conflito em que te encontras pelas dificuldades do curso ,entre outras coisas que mencionas.Tive meus momentos tbém,mas consegui com o apoio de algumas colegas.esta semana estive um pouco afastada do computador,devido aos conselhos de classe,mas vejamos o que dá prá fazer para te auxiliar.Meu email:lusobotyk@gmail.com. Beijos,Luciene

Iris said...

Olá, Maria Lúcia

Interessante ler aqui a tua idéia de como seria um curso a distância. De fato, existem cursos assim. Todos vão a um pólo em horários marcados e assistem à video-conferências. Em alguns deles até é possível ao aluno assisti-las em casa, mas isso sempre é feito em horários marcados. Chegaste a pensar nas dificuldades que isso traria ao nosso grupo, onde temos colegas que trabalham nos três turnos? Que turno/horário escolheríamos? Quantos poderiam participar e quantos teriam problemas com estes encontros síncronos? Quantos poderiam atender à exigência de estarem conectados em tempo real, no mesmo dia e hora? Este tipo de EAD é uma réplica do ensino tradicional onde o professor dá sua aula e os alunos assistem e fazem perguntas. Outros cursos EAD distribuem textos e depois os alunos respondem à questionários sobre eles ou elaboram sínteses. Podem até mesmo usar fóruns, mas o tema em discussão sempre é eleito pelo professor.
Tens razão, nosso curso não é assim e, como bem colocas, Temos que conversar (lendo e escrevendo) através de e-mails, blogs, fóruns, mais tarde entramos no chat (...) .
Faltam recursos para fazermos diferente? Não. Observa no menu do nosso wiki de Alvorada e vais ver que lá existe um link para video-conferência. Ainda vamos fazer algumas experiências com vocês, para que conheçam o recurso, mas optamos conscientemente por não transmitir aulas. O nosso curso foi pensado desta forma porque buscamos aproveitar de todas as maneiras possíveis a riqueza da internet e sua característica maior que é possibilitar trocas em múltiplas direções (alunos-alunos, professores-alunos, tutores-alunos); possibilitar a todos (alunos, professores, tutores) publicar idéias, disponibilizar conteúdos, trazer temas para discussão, usando o maior número possível de recursos e as diferentes formas de comunicação em rede.
É por isso que incluimos o uso de:
1- blogs - onde podes divulgar ações realizadas na tua escola; refletir sobre o que leste na interdisciplina de psicologia e alfabetização; contar o que tens feito para tua formação continuada, fora do curso (vide palestra de Rubem Alves); comemorar datas especiais; colocar tuas impressões, sensações e, por vezes, desconforto.
Via blog, podemos acompanhar tuas escolhas, teus interesses e tua forma de pensar, podemos saber se estás com alguma dificuldade específica (se te dispões a relatá-la) e podemos te ajudar, indicando alternativas, respondendo questões ou apenas passar e dar um alô para desejar uma boa semana.
2- wiki - que abre a possibilidade de realizarmos trabalhos individuais e colaborativos, nos quais diferentes pessoas podem postar, editar, acrescentar, alterar os textos e republicá-los. Espaço este que também abre a possibilidade de comentarmos o que foi feito e/ou pedir ajuda.
3- email e lista de discussão - que nos possibilita ler idéias e dúvidas de nossos colegas.
Dizes que por mais que tenhamos pedido, continuam chegando à lista assuntos dirigidos a determinadas pessoas.
Maria Lúcia, usar uma lista de discussão de modo eficiente é um aprendizado, é um processo que desenvolvemos usando, interagindo. É normal que no começo seja assim e posso te dizer que nossa lista, comparada a tantas outras, é muito produtiva. Geralmente, os começos são bem mais tumultuados.
Foi nesta lista, por exemplo, que uma colega pediu ajuda porque estava com dificuldades com as tabelas e gráficos. Foi uma questão pessoal? Sim, mas a partir da dificuldade dela, outros colegas começaram a manifestar as suas e a tutora Daiane, prontamente, elaborou um tutorial e disponibilizou a todos vocês. Muitas vezes, saber que os outros também não entenderam alguma coisa é reconfortante, deixamos de nos sentir sozinhos, com nossas dúvidas. Também foi nesta lista que uma colega colocou o desconforto sentido ao ter que comentar os trabalhos dos colegas e tu, aqui neste espaço, dizes algo nesta direção:
Mas o que mais me chateou é que o meu trabalho está sendo comparado com o das minhas colegas. É este curso que vim fazer? Ensinar-me a comparar o trabalho de meus alunos? NUNCA. Cada pessoa é individual, diferente e única. Os níveis intelectuais são diferentes, bem como os níveis de conhecimento e de experiências, como eu posso então comparar ou ser comparada?
Chegaste a ler as trocas sobre isso? Chegaste a considerar as questões colocadas?
Porque considerar constrangedor fazer uma análise ou comentar o trabalho de um colega, mesmo com o intuito de colaborar? Por que reagimos mal e nos sensibilizamos quando recebemos considerações que implicam em revermos, aprofundarmos ou alterarmos algo em um trabalho já feito? Por que pensamos que comentar e analisar fere "quem tentou fazer o melhor que pôde"?
Justamente por concordarmos contigo, cada ser humano é diferente, único, é que sugerimos que visitassem, lessem e comentassem os trabalhos dos colegas. São as trocas, os confrontos de idéias(no sentido polido do termo) que nos fazem crescer, aprender a lidar com a diversidade humana, com idéias diferentes das nossas.
Não vi considerações tuas na lista e imagino que não o fizeste por estares por demais atarefada, mas agora ofereceste a oportunidade para que eu retomasse este aspecto, aqui.
4- chat e skype - desde o semestre passado usamos estes recursos. O microfone é só uma facilidade a mais. "Conversamos" com vários colegas teus usando o bate-papo do Skype e isso é feito via escrita. Usar o microfone facilita? Sem dúvida, mas não tê-lo não nos impede de entrar em contato. Estamos conectados o maior tempo possível. Já atendemos alunos nos sábados, domingos, feriados, após as 22:00h, os tutores avisam na lista quando estão conectados para lembrá-los de que podem pedir ajuda.
Dizes que até hoje não sabes usar o chat e que pediste explicações sem êxito. Onde pediste explicações? Na nossa lista, não encontrei. No wiki do Pólo? No blog da tua tutora? Diretamente no Pólo, que está aberto e esperando vocês nos três turnos? Percebes que já estamos passando da metade do segundo semestre? Será que não ficaste presa ao primeiro pedido de explicações sem êxito?
5- fórum - no semestre passado usamos este recurso para que o conhecessem, discutindo textos lidos, e agora vocês seguem usando nas outras interdisciplinas
Como podes ver, buscamos não nos restringirmos a um único ambiente e recurso e fazemos isso porque o blog, o wiki, o skype, o chat, que incluimos no wiki, o email são recursos gratuitos, disponíveis na rede e qualquer pessoa pode usá-los. Pensamos em vocês e na possibilidade de usarem estes recursos com seus alunos, se a escola já conta com laboratórios de informática. Pensamos em vocês entrando em uma rede maior que o nosso curso.
Espaços para trocas não faltam, mas a certa altura dizes: A colega que comentou no meu wiki se ofereceu para ajudar, quer mesmo ajudar? Então porque voltou e retificou seu comentário? Porque não me mandou um e-mail tentando me ajudar e oferecendo sua máquina digital? Porque ela não sabe meu e-mail e vai acabar mandando para todas como todo mundo faz e principalmente porque ela não me conhece, nunca falou comigo e não me dirigiu nem um olhar.
Maria Lúcia, teu mail está disponível no Rooda, assim como o da colega, que ofereceu ajuda com os gráficos. Respondeste ao comentário dela? Ela ofereceu ajuda, dizendo que havia descoberto um modo de fazê-los. Foste ao Rooda ver qual era seu email para dizer que querias a ajuda? Foste ao wiki ou ao blog dela para dizer que aceitavas o oferecimento? O próximo passo não seria teu? Não é praxe oferecermos e ficarmos aguardando um aceito, obrigada... ou um não, obrigada, já resolvi minha questão?
Não ter imagens da sala de aula, no wiki, nunca foi apontado como um problema intransponível. Bastaria dizeres, nos comentários daquele espaço, que não dispões de uma máquina digital e que até aquele momento não havias encontrado quem emprestasse uma. Nem todos têm e não vamos desmerecer um trabalho por isso. Só agora, pela tua postagem, fiquei sabendo que estás com vários problemas. Estás equivocada ao dizer que não nos interessamos, só não conseguimos ainda adivinhá-los.
Para concluir gostaria de comentar tua colocação: Então para que serve o Seminário Integrador? Ahhhh! Para quebrar o gelo e nos unir. Não, Maria Lúcia. Apesar de fazermos um grande esforço neste sentido e acharmos que abrimos espaço para quebrar o gelo e unir o grupo (vide a Festa Junina) não temos uma proposta tão singela, embora importante.
Nossa meta é auxiliá-los a explorarem todas as possibilidades da rede; auxiliá-los a imergirem neste espaço ainda desconhecido, para aprenderem a lidar com ele, verem com novos olhos as possibilidades e a importância das trocas sócio-cognitivas na aprendizagem; oferecer espaços para que pensem sobre como aprendem e como se colocam dentro de um grupo e diante dos problemas; apoiá-los no que for necessário. Além disso, é nossa função levar as questões, dificuldades, sugestões que nos trazem para as reuniões do eixo de modo a tentarmos sempre adequar as atividades da melhor forma possível às necessidades e possibilidades que têm, sem prejudicar a qualidade do curso.
Neste semestre implantamos uma das reivindicações de vocês que foi ter as disciplinas do semestre agrupadas de três em três, ao invés de tê-las de modo concomitante. Já estamos recolhendo algumas impressões de vocês sobre isso para ver como consideraram esta mudança, se é interessante mantermos esta sistemática ou não, se facilitou ou dificultou.
Maria Lúcia, agradeço a oportunidade que nos deste de saber um pouco mais de ti e tuas preocupações. Pelas trocas que realizaste com teus colegas sei que és uma pessoa comprometida, prestativa e atenta e acredito que, neste momento, as tuas preocupações estão colocando uma lente de aumento em alguns fatos e mensagens, causando uma dor desnecessária.
Sugiro que releias com calma, talvez em outro momento, os comentários recebidos ao longo do curso no teu blog e no teu wiki.
Não sei se te deste conta da dimensão das trocas, da rede humana que já formamos, mas reveja tua primeira postagem neste blog e vais ver que recebeste em torno de 50 mensagens e grande parte delas oferecendo ajuda, apoio e amizade.
Somos perfeitos, sabemos e damos conta de tudo? Não. Precisamos que nos digam do que sentem falta, que argumentem, contra-argumentem, discutam. Somos todos adultos, capazes de ouvir e sermos ouvidos, concordarmos e discordarmos de algumas coisas, sem que isso signifique um ataque pessoal.
Esta é a rede que queremos formar e não a rede física que permite entrarmos em video conferência para ouvir um conteúdo.
Mais uma vez reitero: estamos à disposição para o que necessitares e abertos para ouvir de ti o que quer que seja. É mais ou menos como no casamento: para os bons e maus momentos, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença... :))
Seguimos em frente, dispostos a ouvir e a ajudar no que for preciso.
Abra@os, Iris

Kátia Diehl. said...

Olá Malu ! Olha tenho feito meus trabalhos com fotos do celular, se você quiser poderemos ver uma maneira de tirarmos as fotos e assim você completa o teu trabalho ! Eu e a Bia estamos dispostas a te ajudar !
Nos manda mail ou deixa recado nos nossos blogs !
Um bom final de semana !
Beijos !
Kátia Diehl.

Unknown said...

Oi Malu!
SAUDADE!
O comentário da Iris tá mt grande, não dá pra eu ler agora.
Espero que já esteja tudo bem com vc!
Beijos com carinho.

Daiane Grassi said...

Olá Malu, espero que tudo tenha se tranquilizado por aí... Imagino que este momento não esteja sendo fácil mesmo! São muitas cobranças sim, são muitas tarefas, mas... Lembre-se que "ser o diferencial" não é fácil não! Estou aqui para te auxiliar no que for preciso! Um abraço e uma ótima semana! Daiane

ROSAURA KARST said...

Bom Dia!
Lúcia
Que bom vamos nós ver na quarta dia 11/07 na presencial.
Beijos
Rosaura

Daiane Grassi said...

Olá Maria Lúcia, quanto à mensagem que me enviaste, já olhei a tua sala de aula. OK para os gráficos e planilhas, tá?! Seguimos conversando? Um abraço, Daiane