Universidade Federal do Rio Grande do sul.
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Escola, Cultura e Sociedade.
Grupo D.
ECS 9
Fico impressionada como os escritos de Marx e Engels são reais, atuais. Retratam com tanta clareza nossos dias. Quase dois séculos se passaram e em muitos pontos de nossa história não houve progresso. Algumas coisas parecem que estagnaram. E por mais que se escreva, que se fale, que se lute e criem-se leis.. não podemos mudar.
No século XIX não era dada a atenção às necessidades sociais e educacionais, bem como, às dramáticas condições de trabalho feminino e infantil.
Em pleno século XXI muitas coisas permanecem iguais. As necessidades sociais e educacionais continuam grandes e em muitos lugares encontramos dramáticas condições de trabalho infantil e feminino.
Os socialistas utópicos e anarquistas confiaram no ensino e instrução, como instrumento de transformação, emancipação, libertação das condições opressoras dos indivíduos. Marx e Engels não ficaram alheios a todas essas manifestações.
Apartir de 1844, a lei estabelece que as crianças sejam encerradas, por determinado número de horas num ambiente escolar, e que o professor receba por isso semanalmente.
Houve muitas denuncias.Crianças dentro de espaços pequenos, com mobílias pobres, há falta de livros e de material de ensino, tudo isso cercado de um ambiente sem higiene.
A lei determinava que a criança deveria frequentar a escola pelo menos durante 30 dias ou 150 horas. AS crianças alternavam o trabalho com a frequência à escola até atingirem as horas exigidas. Crianças trabalhavam em alguns dias horas seguidas chegando a trabalhar 36 horas com 2 horas de intervalo para comer e dormir.
Com algumas excessões é o nosso retrato de hoje. Muitas de nossas escolas estão neste quadro.
Temos escolas trabalhando em condições precárias, pondo em risco até a vida de seus alunos.
A renda destinada a educação não é bem distribuída. Encontramos escolas equipadas com computadores, predios reformados, refeitório, quadra de esporte, biblioteca, sala de vídeo, etc., enquanto outros, em bairros mais pobres com vários problemas: instalação elétrica, telhados, forros e em muitos casos o professor tira do seu próprio bolso material para os alunos.
Em muitos lugares crianças não vão as escolas e trabalham horas por "comida", dormem pouco e em lugares sujos. Na verdade a nossa realidade para a daquela época não mudou muito. O nosso governo "luta por um país sem analfabetos", mas muitos de nós professores, somos precionados a aprovar nossoa alunos que não sabem ler, que não sabem interpretar, que não entendem o que está sendo escrito e dito. Nosso país será visto pelo mundo como "sem analfabetos", mas nosso povo é oprimido por políticos que realizam o que é favorável para si próprios. Sem um ensino de qualidade,com escolas de qualidade não haverá transformação, emancipação nem libertação e isso é favorável para quem está no poder.
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5 comments:
Parabéns Maria Lucia! Atividades em dia. O retorno da ECS 9, está no blog colaborativo, aqui era só o link. Vamos continuar a caminhada... Hoje é dia da primeira postagem da ECS 10, continua participando do wikistoria, apropriando-se de Paulo Freire e interagindo com @s coleg@s. Participa também no rooda do fórum da ECS11. Um grande abraço, Ver@
Olá Lúcia, só passei para te deixar um abraço.
Beijos, Ivana
Bah , Malu! Que linda reflexão a tua. Concordo com o que escreveste e acredito que nós podemos continuar lutando para que mudanças aconteçam. Olha que legal: tu mesmo, em teu grupo de educação anti-racista, certamente, estará contribuindo para que nossos alunos vivam as diferenças de maneira digna, com respeito. E não só ali, claro. Em todos os segmentos de tua-nossa vida, não é? Abraços pr-e-natalinos.
Bia
Olá,maria Lucia!!!
Passei para te desejar um Feliz Natal e um ano com muita paz, saúde, amor e muitas conquistas!!!
Beijos
Marlene.
PAZ, FELICIDADE, TRANQUILIDADE, HORAS DE SONO, POUCO TRABALHO, UM CAFUNÉ, MUITOS ABRAÇOS, ALEGRIA, MÚSICA E FÉ. São meus votos neste Natal e em 2007. Beijos.
Bia
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