Sunday, September 26, 2010

Esta sendo muito difícil para eu terminar este curso de graduação. Estou praticamente na metade do nono semestre, que prevê a construção do TCC, e estou completamente bloqueada. Ou melhor, aterrorizada. Não consigo me desligar dos acontecimentos que acompanharam o estágio, e que me levaram a desacreditar em mim.

Penso nos anos que passei em curso. Tive muitos problemas e conflitos. Achava-me incapaz de realizar as tarefas e no final de cada semestre conseguia concluí-las. Não reprovei em nenhuma disciplina e nem fiquei em recuperação. Fico pensando se isso não seria o suficiente para me motivar, mas o que foi dito foi muito forte e hostil.

Ao esperar pelo estágio, acreditei ser um momento de evidências da real mudança de minha prática e a plena absorção dos conceitos e atividades desenvolvidas ao longo do curso. Todos os obstáculos possíveis apareceram, mesmo assim consegui concluí-lo, não com a nota que almejava, mas concluído.

Na construção do TCC, imaginei trabalhar em um ponto do estágio e já havia muitas idéias, mas, o professor orientador me fez percorrer outro caminho. O exato caminho que causou contenda dentro do estágio, as minhas loucuras. E o que são essas loucuras? O lúdico como um aliado para a aprendizagem e a motivação dos alunos. Acho que por isso não estou conseguindo a concentração necessária.

Sei que meus alunos aprovaram esta forma de trabalhar e aprender, mas não me foi permitido continuar.

Preciso me motivar, pois hoje devo entregar a primeira versão do TCC. Também devo fazer uma reflexão sobre o que foi trabalhado no Seminário Integrador e está postado no blog. A partir de agora preciso me conscientizar da real necessidade da conclusão deste semestre. Não só pelo fato de não deixar nada inacabado, mas principalmente para mostrar a mim mesma minha capacidade.

2 comments:

Beatriz said...

Oi Malu querida, que bom que desabafastes!! Sempre que o problema é exposto ele fica menor do que a gente pensava. Vês que começas a mensagem bloqueada e terminas firmando compromisso com o TCC. Isso é ótimo!!!
Gostaria de te sugerir que fales mais com teu orientador, para que te sintas mais libertada das vivências que ainda te assombram e, assim, poder te dedicar ao trabalho. Peço que não te esqueça do compromisso de analisar toda a caminhada no blog e como , comparando o antes e o depois, identificas mudanças e dificuldades que foram ou não vencidas. Vamos lá!! Precisas escrever aqui!! Estamos em outubro e já me deves 4 post. Lembra que o semestre 9 é composto de TCC e SI, ou seja precisas ser aprovada em duas interdisciplinas. Conto e confio em ti.
Um abração
Bea

Iris said...

Malu, querida

Ao ler sobre o desconforto com o foco sugerido para teu TCC, chamou minha atenção teres dito que teu orientador sugeriu que analisasses o "exato caminho que causou contenda dentro do estágio, as minhas loucuras."
Será que a intenção do teu orientador não é justamente fortificar a idéia, que aqui chamas de loucura, de que trabalhar de modo lúdico pode favorecer a aprendizagem dos teus alunos? Será que ele não está tentando te ajudar a fundamentar teoricamente estas idéias, para que possas defendê-las com propriedade e segurança? Para que consigas reafirmar que estavas trilhando o caminho adequado, apesar das críticas?
Como a Bea já te disse, confiamos em ti. Relê teu blog com atenção e vais ver o tanto que superaste, aprendeste, experimentaste e inovaste. A parceria feita com a lan house foi SENSACIONAL!
Vai em frente e não dá aos outros o poder de te abater.
Como diz o Pato Fu:
Tudo é uma questão de manter
A mente quieta,
A espinha ereta
E o coração tranqüilo
Abra@os