Sunday, March 28, 2010

Momentos Derradeiros

O tempo é ambíguo, enquanto ele está ao nosso lado, ele é contra nós. No início da caminhada, tudo nos parece longínquo, mas, no final, parece-nos que tudo foi tão rápido.
Isso aconteceu comigo, no início, visualizar quatro anos e meio parecia impossível, foram tantos desafios, tantas dúvidas e incertezas, momentos de fraquezas e fracassos, mas também de vitórias e conquistas. Mas o tempo não perdoa, momentos perdidos não voltam e o que não foi aproveitado se perdeu. Estou quatro anos mais velha e isso faz muita diferença quando se está frente aos cinquenta, que é a idade em que vou me formar. Agora olhando para trás parece que tudo foi rápido e fácil, mas esse sentimento é normal visto que o tempo é de difícil compreensão, e quando nos sentimos aliviados, temos essa sensação.
O estágio começou e quando percebermos ela já terminou. Agora o semestre parece imenso, mas vai passar rápido como tudo. Novamente identificamos o medo, incertezas e inadequação. Mais uma vez iremos perceber que somos capazes e a inadequação não tem mais espaço neste momento. Só temos que pensar que este é o momento de mostrar no que nos tornamos e o que realmente absorvemos neste período.
Estamos assustados por ter que usar uma tecnologia praticamente ausente em nossas escolas e nas vidas de muitos de nossos alunos.
Estou mais preocupada é em saber o tema que vou trabalhar, as ideias estão vindo, mas ainda não me decidi. Minha turma é grande (37 alunos) e um pouco difícil. Penso que as "Arquiteturas Pedagógicas" devem ser trabalhadas em cima de um tema que os alunos estejam precisando. Essa é a visão que estou tendo, não basta mudarmos as técnicas pedagógicas se estas não melhorarem o caráter de nossos alunos, se não os ajudarmos a obterem um novo olhar para a vida que em pouco tempo será intensa. Eles precisam se capacitarem para melhorar a si e ao mundo que fazem parte.

3 comments:

Beatriz said...

Malu, excelente reflexão. Realmente, não adianta nada senão mudar as posibilidades de aprendizagem dos alunos. A tecnologia por ela mesma não tem qualquer sentido. No entanto, fostes testemunha do qto ela pode abrir um mundo interativo e favorável ao aprender. Cuida que tens que ter uma reflexão semanal, embasada no que aprendestes, junto com teus alunos e a escola, assim como as mudanças e construções que os alunos fizeram. Analisar e refletir é um dos passos necessários para inovar. e o estresse positivo sempre oportuniza se chegar alernativas de solução criativas.Mais que ninguém tu bem o sabes.
Tu mesmo dissestes: o que fica para trás não se recupera.
Um abração
Bea

Colégio Érico Veríssimo said...

Olá Malu!

Estamos no aguardo de novas postagens, ok?

Abraços,
Vanessa

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Maria Lucia!
Passei para te visitar e não encontrei nenhuma nova postagem neste mês...Lembras que este teu blog Portfólio é uma ferramenta essencial para que tu possas evidenciar tuas reflexões neste momento tão importante que é o estágio. Iniciaste com uma postagem tão interessante, terás que dar continuidade, ok? :)
Grande abraço!