Sunday, April 12, 2009

Em Busca de Equilíbrio

Hoje é páscoa, dia do Amor Universal. Hoje é o dia em que relembramos, ou deveríamos relembrar, do Grande Sacrifício de amor, quando DEUS sacrificou seu Filho Amado, para a salvação de outros filhos, também muito amados. DEUS deseja que simplesmente acreditemos Nele como único DEUS e a seu Filho que se sacrificou por nós. Se cumprirmos os pré requisitos que Ele estabeleceu, teremos Vida Eterna. Parece fácil? Mas não é. É difícil procurar a perfeição ante um mundo que esta em agonia. O amor fraternal está doente, bem como os valores que nos capacitam à perfeição, na verdade a beira da morte. Porque nos afastamos tanto das verdades? Porque esquecemos do sofrimento de Pai e Filho? Deste Amor maior que tudo o que podemos compreender e imaginar? Falta-nos Fé! Falta olharmos mais com os olhos espirituais. Querermos e desejarmos o Bem para nós e para os outros. Alguém ao ler este artigo dirá:

- Mas o que ela sabe sobre o bem? O bem difere de pessoa para pessoa, então como estabelecer um padrão de bem e mal?

O bem esta nos atos diários que fazemos e que não prejudicam ninguém. Se um ato meu fizer “sangrar” física ou espiritualmente alguém, eu não fiz o bem, eu não sou boa. Eu tenho que ter a mim mesmo como parâmetro. Se eu fizer algo que não gostaria que fizessem para mim, então não é bom para ninguém.

Os professores têm visto esta crescente queda nos valores e na estabilidade do bem. O mal está em alta. As gangues estão estabelecendo as regras e existe certa competição para ver quem comete mais maldades. Sim porque sabem que estão fazendo o mal . Mas como eles não têm mais fé, nem esperança, não importa. A esperança nos motiva a uma vida melhor. Acreditarmos que seremos melhores que nossos pais, que vamos vencer, que podemos sonhar, e ver nossos sonhos realizados, é o que nos motiva a perfeição. Concordo com quem dizer que a perfeição difere de pessoas para pessoas. A minha capacidade de conquistas e mudanças em mim pode ser menor ou maior que em outras pessoas. É a minha perfeição, é a minha capacidade, eu tenho que realizar o máximo que conseguir, dentro do meu esperado, para melhorar a mim mesma.

Vemos as notícias de violências tão distantes, nos afligimos com elas, mas estão lá, bem longe de nós. Descobri que isso não é verdade. Elas estão por toda parte, percebemos em nossos alunos das séries iniciais. Crianças bem pequenas usando de maldade e de premeditação para com os colegas. Mas sempre é contornável. Quarta feira presenciei na minha sala de desdobramento do 8° ano, uma turma enlouquecida. Eles só não me bateram porque tenho Fé, eles fizeram e disseram horrores, me colocavam medo empurrando as classes. De uma turma de quase 50, três não participaram, foram dois períodos de pânico, ao iniciar o segundo período, quatro foram desistindo e pedindo para pararem. Não mostrei medo. Mas o pior é que nada foi feito e a direção não veio perguntar como eu estava. Eu estava muito mal, não consegui dar aula direito à tarde e nem fui na aula presencial. As três primeiras noites não consegui dormir, estou com um nó na garganta. Meus trabalhos da faculdade atrasados e não rendeu o feriado. Pensei até em desistir da profissão, pois não estamos conseguindo mudar o quadro que se apresenta. Precisamos desesperadamente da ajuda dos pais (familiares), e de seus exemplos. Nós ficamos quatro horas, enquanto eles ficam vinte horas. Será que nessas vinte horas não sobra um tempo diário para dar algum tipo de afeto e muito exemplo? Ou ninguém mais tem bons exemplos para dar e nenhum amor para ofertar?

Meu objetivo não é discutir religião, nem crença em Deus, mas sim valores. Pois ninguém em sã e perfeita consciência poderá duvidar ou deixar de acreditar na bondade Humana. E para os que têm fé, a mensagem abaixo é muito oportuna nos tempos atuais.

A OFERTA do SALVADOR continua de pé: -“ Venha a mim os que estão cansados e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). ELE continua de braços abertos, mas não esta mais pregado a cruz. As marcas permanecem, para quando o Encontrarmos, lembrarmos de seu grande Amor incondicional, porque Ele amou a todos, mas vai salvar poucos, só os que optarem por lutar no lado do bem. Peço, neste dia de Páscoa, que DEUS nos ilumine para que possamos Salvar nossos alunos.

Dê-nos ESPERANÇA...

Ensina-nos ...

1 comment:

Beatriz said...

Malu, há momentos difíceis na vida e mais ainda na vida de um professor. Pelos desdobramentos em outros espaços sei que já superastes o problema, o que me dá um enorme alívio. Se é horrível vermos o ser humano sofrer mais ainda qdo ele é meu colega de profissão, meu aluno e meu companheiro de trabalho.
Um abração
Bea!!