Saturday, April 28, 2007

Freud, Além da Alma


Nesta semana começamos a interdisciplina de Psicologia. Assistimos ao filme "Freud, Além da Alma", do diretor John Huston. Gostei demais do filme, nos levou a uma viagem no interior de nós mesmos. Viajar no nosso EU, desvendar pontos obscuros do nosso inconsciente e buscar a fonte de tão grande agressão interior, que nos leva a pensar e agir de forma totalmente inversa do que desejávamos. Saber que nossos problemas muitas vezes são gerados por atos sem limites de pessoas irresponsáveis, me faz pensar que atitude correta devo ter perante meus alunos que já são tão castigados pelos abusos de uma sociedade desregrada. Sei que um professor pode ser um ponto POSITIVO ou NEGATIVO na vida de uma criança. Há gestos que deixam marcas para o resto da vida. Podem ser contornadas mas, jamais apagadas. Por isso vamos agir com mais consciência e tratar nossos alunos com amor, um amor desmedido que talvez algum deles nunca tenham sentido.

Freud fala de sua invenção: A psicanálise!

3 comments:

Cris Noschang said...

Oi!
Obrigada pelo apoio que me deste!! Certamente ajudou-me muito e fez- me animar um pouco mais.
Estou respirando um pouco mais aliviada, colocando as atividades em dia, aos poucos, mas estou.
O meu problema é a flata de tempo. Não tinha esse problema no ano passado não. Estava com 20horas e não 44 horas. Mas o problema é a finalização do meu Pós-Graduação em Letras. E NÃO é papo da minha cabeça não, acredite, eu ouvi, claramente, de uma professora que eu estava "roubando" a vaga de um colega... verdade, apesar de triste em ouvir isso!!
Bom, obrigada assim mesmo!
Valeu mesmo!!
Beijão

ROSAURA KARST said...

Bom Dia!
Lucia

Que bom que podemos colocar em prática o que aprendemos para formarmos pessoas melhores.
Beijos e Feliz dia das Mães.

Amóes Xavier said...

Também assistir este filme sobre Freud, muito bom. Gostei do seu blog. Vou seguir e volto outras vezes. Conheça meu blog e siga-me se gostares. Valeu!