A tutora Simone,fez questionamentos:
"Como o professor pode colaborar com as famílias para evitar que situações semelhantes às do filme aconteçam?"
Respondendo:
O professor tem que estar atento a tudo o que acontece com o aluno e manter os responsáveis informados. O professor tem que ter algum esclarecimento para poder orientar os responsáveis. Se o aluno estiver desatento, o professor pode desconfiar e fazer alguns testes, por ex: Fazer barulho com a criança de costas, para ver se ele atende. Conversar com ambos os pais e desmistificar preconceitos.
Vimos no filme que o pai teve dificuldades em aceitar o filho, talvez por não saber como agir.
Acredito que no momento em que os pais aceitem seu filho com sua diferença, ficará mais fácil para a criança se aceitar e entender o mundo.
Respeito e aceitação é o primeiro passo para se lidar com as diferenças.
Também é papel do professor ajudar as famílias nesta caminhada.
"O que me levou a fazer o curso de Libras há 10 anos."
Respondendo:
Não exercia minha profissão, mas sempre procurava me atualizar (criei meus filhos e recomecei a trabalhar em 2006). Surgiu está oportunidade em uma escola perto de casa. Era voltada para os pais e professores. A escola tinha uma turma de alunos surdos. Não lembro se era um ou dois encontros por semana. Na época treinava com meus filhos que estavam entrando na adolescência. Quando estávamos em lugar onde não podíamos falar ou não queríamos que outros ouvissem, usávamos gestos. Claro que não com a rapidez do vídeo da atividade três.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Que legal observar que pensaste sobre os questionamentos e inclusive registraste tuas idéias aqui. Comentas mais uma vez sobre as dificuldades do pai do menino em aceitar o filho. Esse fato ainda se repete muito nos dias de hoje, quando vemos muitas famílias sem pai.
Um abraço, Simone - Tutora sede
Post a Comment