Estamos trabalhando em Linguagem e Educação sob a ótica das crianças em contar histórias.
"Tem um monstro no meio da história" (Gurgel, 2009 - Revista Nova Escola. ago/09).
Sei que para as crianças contar histórias é importante para desenvolver a oralidade, também inventar ajuda na criatividade. Vejo que quando são pequenos é mais fácil contar e inventar histórias e quando crescem e vão para a escola acabam deixando de lado. por quê? Será que não são mais incentivados pelo professor e pelos pais? Já vi pais dizerem que o filho estava incomodando com seus assuntos chatos.
Eu sempre incentivei meus filhos a contar e inventar histórias. Hoje faço isso com meus alunos, sempre lhes dou espaço para contar o que quiserem. É importante dar-lhes este espaço e tempo, eles precisam fortalecer sua auto estima e sentirem-se importantes.
Também através de suas histórias vamos perceber muito do autor, seus medos, suas frustrações, seus sonhos... Se formos analisar, a criança sempre irá colocar alguma coisa na história, talvez uma forma de nos contar, e de ouvir nossa opinião não se identificando.
Devemos ouvir sempre atentamente nossos crianças, muitas vezes em suas histórias podem estar pedindo socorro.
Tuesday, October 13, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Olá, Malu
Com certeza abrir este espaço para as crianças é fundamental.
Contar o que viveu e os planos para o futuro também são importantes do ponto de vista cognitivo. Este "vai-e-vem" entre o que foi e o que será é um dos ingredientes da reversibilidade.
Abra@os
Post a Comment