Sunday, May 25, 2008

Reflexão sobre Tempo e Espaço


Vou fazer um relato das primeiras atividades de Estudos Sociais. Achei, a princípio, um pouco fora da realidade de meus alunos, já que aprendi no magistério, que trabalhar família, bairro, município é para as primeiras séries, 4ª série (5° ano) já deve trabalhar Brasil, continentes e Rio Grande do Sul. Pensei como estava perdendo tempo, já que tenho tantos conteúdos de história e geografia para trabalhar e não estou tendo cooperação dos meus alunos. Agora percebo como é importante trabalhar espaço e tempo, com eles. Não se localizam, não sei como foi trabalhado ou se teve uma seqüência. Não têm nenhum interesse de conhecer sua história, fatos marcantes de sua vida, dentro do período de tempo que já lhes fora destinados.Só hoje reconheço a grande necessidade que eles têm de trabalhar tempo e espaço de forma adequada e abrangente. Foi importante descobrir esta necessidade, para que eles possam entender o espaço em que se encontram e que se abre cada vez mais acompanhando seu crescimento e assim poder realizar minhas aulas com eficácia. Eu deveria ter começado no início do ano, um trabalho sobre linha do tempo, família, genealogia, rua, bairro, município, estado, país, continente, planetas, entender os mapas fazendo plantas das coisas mais próximas deles, numa seqüência lógica para poderem realmente entender e se situar no espaço e no seu tempo. Ao contrário de tudo isso, estou seguindo um conteúdo que me diz que tenho que trabalhar planetas, continentes, Brasil e Rio Grande do Sul, quando meus alunos não entendem que o bairro Jary (onde moram), fica dentro de Viamão, e não em Porto Alegre como alguns pensam, e que está localizado no Rio Grande do Sul.

Meus alunos não entendem que eles têm uma história que é muito importante e deve ser contada e registrada e ser preservada para suas futuras gerações. Tenho muito a aprender, e tudo o que aprender, quero usar com sabedoria, para que possa ajudar meus alunos a conhecer sua história e o espaço em que a estão construindo.

No comments: