Sunday, April 05, 2009

O Caso Victor








Foi nos pedido ler o texto de Jean Itard e Victor do Aveyron:Uma experiência pedagógica do século XIX e suas repercursões, da III Conferência de Pesquisa Socio-cultural.

Este texto narra os estudos feitos por Itard:Victor, um menino selvagem, de aproximadamente 12 anos, que foi encontrado nu, com atitudes de animal, no sul da França em 1800. Ele fora observado por Pinel que o achou um "idiota" (na época significava deficiente mental grave). Pelos estudos de Itard ele seria surdo mudo e talvez por esta deficiência tenha sido abandonada pela família. Mas ele não teve muito progresso. Todos precisam ser ensinados, até os animais. Os animais nascem com instintos, que devem ser desenvolvidos ou aprimorado. Observei, outro dia, minha gata Tulipa, carregar seus filhotes, pelo pescoço, para a caixa de areia. Ela fez isso várias vezes. Constatei neste fim de semana que eles, com 29 dias, já sabem ir na areia sozinhos. Até os animais precisam ser ensinados. Percebe-se que existe uma grande barreira entre o hereditário e adquirido. O hereditário só sobreviverá mediante um trabalho onde essas funções sejam desenvolvidas. O adquirido é mais fácil de se obter, tem haver com o meio onde estamos inseridos, e a prática diária do que fazemos, ouvimos ou vemos, marcam nossas atitudes.A mente humana ainda é um desconhecido, porque as experiências marcam cada indivíduo de forma diferente. As experiências vividas por Victor devem ter causado-lhe danos psicológicos irreverssíveis.
Hoje vemos depoimentos de verdadeiros monstros da sociedade, que se dizem retratar o que fora feito com eles próprios, por pais ou responsáveis.


No comments: