Monday, November 10, 2008

Então por que não quero crescer?

Em psicologia, estamos estudando a vida adulta. Já na infância temos nos preparado para esse momento em nossas vidas. Nossas brincadeiras e jogos, nos transformaram num ser social. Nossos brinquedos nos prepararam para seguir os passos de outros adultos. Não estamos sós. Muitos passam pelas mesmas fases, mas, o que leva o amadurecimento ser mais rápido, mais demorado ou inexistente em cada indivíduo? Esta é uma pergunta que estamos tentando responder com nossa pesquisa sobre adultescente. Através de nossos estudos, percebemos que os adultescentes, são pessoas que sempre tiveram um adulto por trás realizando seus desejos. Os pais que mimam e "passam a mão por cima da cabeça" dos filhos. Tenho visto famílias que sustentam seu filho de 30 anos que não trabalha. Os pais querem proteger seus filhos da violência do mundo,e esquecem que eles precisam desenvolver coragem para poder crescer e amadurecer com equilíbrio.A vida é cheia de situações que fogem ao nosso controle em muitos momentos, mas temos que saber viver neste mundo hostil. Esses filhos crescem totalmente individualistas, não sentindo mais necessidade de ajudar os outros, são irresponsáveis e imaturos. Fogem de relacionamentos, muitas vezes não mantém "os casamentos".
Outros não querem crescer por medo de envelhecer. Porque certamente são pessoas que tratam os velhos como inúteis, não vendo o valor que eles já tiveram ou ainda podem ter na sociedade. Também pensam que por estar velhos estão mais sujeitos a morte, hoje muitos jovens estão morrendo antecipadamente, envolvidos em acidentes ou overdose.
Hoje a ciência também está apostando tudo na eterna juventude, existem muitos cremes para manter a jovialidade, cirurgias plásticas e produtos que as substituem, onde muitas pessoas estão ficando totalmente sem um caráter físico.
Não acredito, que vestir-se jovial seja sintoma de um adultescente. Eu, com os meus 48 anos,não consigo viver sem uma calça jeans e tênis. A década de 50, geração Rock in Roll,foi uma década muito despojada no visual, e dali para frente o jovem foi mais rebelde. Esse jovem, hoje adulto, é mais despojado no vestir. Acho que a sociedade já deveria estar acostumada com isso, mas, sendo sérios e responsáveis no seu comportamento.
Temos que crescer, passar por todas as fases e envelhecer com dignidade. Temos sim, que manter um espírito jovem e alegre, sempre tentando realizar mais, não se acomodar.Olhar para nosso rosto e saber conviver com as marcas do tempo. Isto é envelhecer com dignidade.
Encontrei esse vídeo de um filme dos ursinhod carinhosos, que mostra que crescer é tão importante quanto viver.


No comments: