Sunday, August 10, 2008

Seminário de Educação

No dia 04 de agosto, tivemos o Seminário de Educação, dando início ao 2° semestre do ano letivo escolar. O palestrante foi o professor Hamilton Werneck, com o tema “A boa escola é a que ensina e o aluno aprende”. Foi falado sobre avaliação, um tema sempre bem vindo e polêmico. Ouvi alguns professores expressarem-se: “- A mesma conversa de sempre”. Reclamam da repetição cansativa mas continuam com seus métodos ultrapassados. Se um tema se torna repetitivo é porque ele não está sendo observado com a seriedade necessária. Ele deu um exemplo que me tocou bastante. “Pediu que pegássemos uma folha de papel e, pegando em uma das pontas, balançássemos no ar. Fez-se um ruído muito forte e ele disse: “- Este é o nosso aluno”. Depois foi amassando a folha até tê-la toda dentro da mão, enquanto dizia: “- 1° ano, 2° ano... 9° ano, esmagamos nosso aluno, vejamos agora o que ele ainda tem a dizer? Desamassem bem o papel e novamente, pegando em uma das pontas, balancem no ar”. O resultado foi assustador... nada... absolutamente... nada. Sem ruído algum. Transformamos nossos alunos em bonecos manipuláveis. Isto me lembrou um clip antigo do Pink Floyd, onde os professores não deixam os alunos se expressarem, questionarem ou ter opinião própria, claro que é bem mais fácil trabalharmos com alunos manipulados, do que questionadores, que indagam e exigem aulas mais dinâmicas.

Temos que valorizar nosso aluno em tudo o que ele faz, e todo o caminho que percorre. Fazê-lo se sentir importante e capaz. Ouvir o que ele tem a dizer, aceitar suas idéias.

Ganhamos um livro, do professor Werneck, com um nome bem sugestivo, “Se a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata”.

Das obras do professor, fiquei muito interessada em ler alguns títulos:

- Como encantar alunos da matrícula ao diploma.

- Ensinamos demais, aprendemos de menos.

- Nota prende, a sabedoria liberta.

- Prova, provão, camisa de força da educação.

- Pulso forte e coração que ama: a indisciplina tem jeito.

- Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo.

E dois vídeos que também me interessaram:

- Cotidiano da sala de aula.

- Indisciplina tem jeito.






1 comment:

biapedag.blogspot.com said...

Malu! Beijocas! Até amanhã!